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Martin A-22/167 Maryland
(E.R. Hickel)

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Bombardeiro leve/ ataque A-22/167 para quatro tripulantes. O Martin XA-22 foi projetado em 1938 como um bombardeiro de ataque porém nenhum contrato de produção foi firmado com a USAAF. Em 1939, a Martin procurou por compradores em outros países e, sob a designação Modelo 167 (Maryland), vendeu diversas unidades para a Grã-Bretanha, França e África do Sul, através de contratos de vendas e arrendamentos (lend-lease). O Maryland era um bombardeiro de fuselagem fina e comprida, tinha bom desempenho, porém o espaço interno era muito apertado. Seu melhor papel na Guerra não foi como bombardeiro, mas sim como aeronave de reconhecimento de médio alcance e alta velocidade. Desempenhou bem este papel até ser substituído por tipos mais modernos, como o Martin Baltimore. Ao todo 450 Maryland foram construídos. O modelo Mk-II tinha dois motores Pratt & Whitney R-1830-S3C4G com 1.050HP de potência cada. A envergadura era de 18,69m e o comprimento de 14,22m. Suportava peso máximo de decolagem de 7.620Kg; atingia a velocidade máxima de 447Km/h, com alcance de 2.090Km e teto de 8.990m. A aeronave estava armada com seis metralhadoras de 7,69mm (calibre .30) e podia carregar até 900Kg de explosivos.



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