Modelos de personalidade
(Vários)
AVALIADAS
INFERÊNCIA DO AVALIADOR
OBJECTIVOS
TÉCNS. DE RECOLHA DE DADOS
ÂMBITO DE APLICAÇÃO
Modelos de avaliação centrados na pessoa
Modelo psicométrico dos traços ou atributos
*comportamento determinado pela organização interna dos traços.
*nomotético
*modelo correlacional, análise factorial;
*quantificação dos traços em relação a um grupo normativo
*pouca
*descrever características + importantes do sujeito a partir de dados recolhidos na avaliação;
*classificar a informação obtida.
*questionários.
*organizac., clínica, educacional, etc.
Modelo psicodinâmi-co/
psicanalítico
*comportamento determinado pelas intâncias psíquicas e pulsões/instintos
*idiográfico
*método indutivo: inferência de elementos dinâmicos e estruturas a partir da observação clínica;
*subjectividade.
*grande
*analisar estrutura intra-psíquica;
*explorar hist. passada;
*conhecer realidades passadas;
*explicar a etiologia do comport..
*entrevista livre o semi-estrut;
*associação livre;
*análise de sonhos, lapsos, esquecimentos;
*técnicas projectivas.
*clínica.
Modelo fenomeno-lógico, humanista e existencial
*valorização das percepções subjectivas;
*ênfase na consciência de si mm e na capacidade de escolha;
*conceitos de SELF, CONDUTA, ORGANISMO e EXPERIÊNCIA;
*importância dos aspectos dinâmicos da personalidade.
*idiográfico
*campo fenoménico objectivo;
*a avaliação centra-se nos potenciais da pessoa;
*valores impostos ao sujeito;
*o essencial é a relação de compreensão e aceitação incondicional.
*grande
*conhecer o que o sujeito pensa;
*conhecer o grau de congruência entre o auto-conceito e as experiências organísmicas —eu real/eu ideal.
*entrevista livre/semi estruturada.
*clínica, organizac..
M. Av. centrados nas variáveis de situação
Comporta-mentalismo/ behaviorismo
*interessa o comportamento observável ou o estado das relações funcionais E-R;
*comportamento como amostra representativa do repertório comportamental do sujeito.
*nomotético
*estabelecimento de relações funcionais em termos de leis gerais de aprendizagem;
*primazia da observação e experimentação.
*inexistente
*predizer e controlar o comportam.
*observação.
*clínica, organizac., educacional.
Modelos
mediacio-nais
*os factores internos também influenciam o comportamento e podem ser analisados.
*idiográfico
*as variáveis que não são directamente observáveis explicam o comportamento (HULL,ROTTER, BANDURA).
*média
*descrever para intervir na modificação dos comport..
*concepção de inventários, auto-quest.;
*entrevista.
*clínica, organizac., educacional.
M. Av. centrados nas pessoas e nas variáveis de situação
Perspectiva interaccio-nista
*o comportam. resulta de um processo contínuo e dinâmico de interacção multidimensio- nal;
*ênfase no estudo dos processos internos.
*idiográfico
*aspectos cognitivos: crenças, atribuições, expectativas, auto-verbalizações;
*desenvolv. de procedimentos de auto-relato/ auto-registo.
*grande
*descrever;
*intervir.
*desenvolv. de procedimentos de auto-relato e auto-registo.
*clínica, organizac., educacional.
M. de av. baseados na psicologia cognitiva
*comportamentoexplicado por várias estruturas internas mentais;
*idiográfico
*representações (esquemas cogn.);
*fases do process;
*estratégias.
*média
*descrever;
*predizer;
*explicar.
*execução de tarefas cognitivos;
*auto-questionários
*clínica, organizac., educacional.
M. construtivista, interpretati-vo, herme-nêutico, qualitativo
*idiográfico
*grande
*clínica.
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