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Modelos de personalidade
(Vários)

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AVALIADAS

INFERÊNCIA DO AVALIADOR

OBJECTIVOS

TÉCNS. DE RECOLHA DE DADOS

ÂMBITO DE APLICAÇÃO



Modelos de avaliação centrados na pessoa

Modelo psicométrico dos traços ou atributos

*comportamento determinado pela organização interna dos traços.

*nomotético

*modelo correlacional, análise factorial;

*quantificação dos traços em relação a um grupo normativo


*pouca

*descrever características + importantes do sujeito a partir de dados recolhidos na avaliação;

*classificar a informação obtida.


*questionários.

*organizac., clínica, educacional, etc.


Modelo psicodinâmi-co/
psicanalítico

*comportamento determinado pelas intâncias psíquicas e pulsões/instintos















*idiográfico

*método indutivo: inferência de elementos dinâmicos e estruturas a partir da observação clínica;

*subjectividade.

*grande

*analisar estrutura intra-psíquica;

*explorar hist. passada;

*conhecer realidades passadas;

*explicar a etiologia do comport..


*entrevista livre o semi-estrut;

*associação livre;

*análise de sonhos, lapsos, esquecimentos;

*técnicas projectivas.






*clínica.


Modelo fenomeno-lógico, humanista e existencial

*valorização das percepções subjectivas;

*ênfase na consciência de si mm e na capacidade de escolha;

*conceitos de SELF, CONDUTA, ORGANISMO e EXPERIÊNCIA;

*importância dos aspectos dinâmicos da personalidade.


*idiográfico

*campo fenoménico objectivo;

*a avaliação centra-se nos potenciais da pessoa;

*valores impostos ao sujeito;

*o essencial é a relação de compreensão e aceitação incondicional.


*grande

*conhecer o que o sujeito pensa;

*conhecer o grau de congruência entre o auto-conceito e as experiências organísmicas —eu real/eu ideal.

*entrevista livre/semi estruturada.

*clínica, organizac..


M. Av. centrados nas variáveis de situação

Comporta-mentalismo/ behaviorismo


*interessa o comportamento observável ou o estado das relações funcionais E-R;

*comportamento como amostra representativa do repertório comportamental do sujeito.



*nomotético

*estabelecimento de relações funcionais em termos de leis gerais de aprendizagem;

*primazia da observação e experimentação.

*inexistente

*predizer e controlar o comportam.


*observação.

*clínica, organizac., educacional.


Modelos
mediacio-nais

*os factores internos também influenciam o comportamento e podem ser analisados.



*idiográfico

*as variáveis que não são directamente observáveis explicam o comportamento (HULL,ROTTER, BANDURA).


*média

*descrever para intervir na modificação dos comport..

*concepção de inventários, auto-quest.;

*entrevista.

*clínica, organizac., educacional.


M. Av. centrados nas pessoas e nas variáveis de situação

Perspectiva interaccio-nista

*o comportam. resulta de um processo contínuo e dinâmico de interacção multidimensio- nal;

*ênfase no estudo dos processos internos.


*idiográfico

*aspectos cognitivos: crenças, atribuições, expectativas, auto-verbalizações;

*desenvolv. de procedimentos de auto-relato/ auto-registo.

*grande

*descrever;

*intervir.

*desenvolv. de procedimentos de auto-relato e auto-registo.

*clínica, organizac., educacional.




M. de av. baseados na psicologia cognitiva

*comportamentoexplicado por várias estruturas internas mentais;

*idiográfico

*representações (esquemas cogn.);

*fases do process;

*estratégias.

*média

*descrever;

*predizer;

*explicar.

*execução de tarefas cognitivos;

*auto-questionários

*clínica, organizac., educacional.




M. construtivista, interpretati-vo, herme-nêutico, qualitativo



*idiográfico



*grande





*clínica.



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