Lockheed P-38 Lightning 
(E.R. Hickel)
  
Caça-bombardeiro monoposto P-38. Em 
       1937, o Exército americano emitiu uma especificação, 
       difícil para a época, de um caça de alto desempenho, 
       com velocidade, razão de subida e alcance elevados. A Lockheed decidiu 
       que tais características apenas poderiam ser atingidas em uma aeronave 
       bi-motor e então escolheu um desenho peculiar de avião de 
       duas caudas com a cabine montada nas asas. O avião demonstrou excelente 
       desempenho e para impressionar as autoridades governamentais, a Lockheed 
       organizou um vôo costa-a-costa nos EE.UU. que foi completado no tempo 
       recorde de 7 horas. Testado em 13 exemplares pré-série (YP-38), 
       o "Lightning" entrou em serviço operativo no final de 1941. Macio 
       e manobrável, o P-38 foi utilizado intensamente devido ao seu grande 
       alcance e seu pesado armamento. No Pacífico ele tinha um alcance 
       excepcional para o "teatro" e na Europa, podia escoltar os bombardeiros 
       com sucesso até o coração da Alemanha. O P-38 foi também 
       empregado como caça-bombardeiro, avião de reconhecimento e 
       caça noturno (com um radar montado no nariz). Os dois maiores ases 
       da USAAF, Bong and McGuire, voaram em P-38s. Após a guerra as aeronaves 
       foram utilizadas por nações aliadas. O modelo P-38J tinha dois motores Allison V-1710-89/91 com 1.420HP de potência cada. A envergadura era de 15,68m e o comprimento de 11,62m. Suportava peso máximo de decolagem de 9.850Kg; atingia a velocidade máxima de 660Km/h, com alcance de 4.150Km e teto de 13.400m. A aeronave estava armada com quatro metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) mais um canhão de 20mm. 
 
  
 
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