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Lockheed P-38 Droop Snoot
(E.R. Hickel)

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Bombardeiro leve biposto P-38. Versão bombardeiro do caça P-38, em que o armamento do nariz da nacele era substituído pela apertada posição blindada do bombardeiro e equipamento Norden. Em função disto, o nariz era envidraçado. A idéia era que em 1944, as perdas de bombardeiros pesados estavam se intensificando, de modos que se fossem substituídos pelos Droop Snoots, as perdas seriam menores pois as aeronaves poderiam escapar mais facilmente à perseguição dos caças e à artilharia inimigos. Não obstante o Alto Comando de Bombardeiros não compartilhava muito desta idéia. Ainda assim, os Droop Snoot foram empregados em serviço, normalmente misturados nas formações de P-38, faziam incursões em alta velocidade sobre os alvos metralhando e largando sua carga de bombas simultaneamente para aumentar os estragos. Devido aos Droop Snoot não terem armamento, eram muito vulneráveis aos caças da Luftwaffe, cujos pilotos rapidamente aprenderam a diferenciá-los pelo nariz brilhante. Isto fez com que diversos P-38 baseados na Europa passassem a ter o nariz polido e brilhante para confundir os pilotos germânicos. Como normalmente os Droop Snoot faziam parte das formações de P-38, o brilho do sol no alumínio polido pareceria com o brilho do plexiglas, e num combate aéreo, os poucos segundos gastos para avaliar quais aeronaves eram realmente caças ou bombardeiros poderiam ser decisivos. Além do teatro Europeu, os Droop Snoots também atuaram na Índia e quando não podiam ajudar levando mais bombas, serviam de aeronave guia de navegação, principalmente nos ataques de baixa altitude dos P-47. Mais de 100 unidades foram construídas. O modelo P-38H tinha dois motores Allison V-1710-89/91 com 1.420HP de potência cada. A envergadura era de 15,68m e o comprimento de 11,62m. Suportava peso máximo de decolagem de 9.850Kg; atingia a velocidade máxima de 640Km/h, com alcance de 3.500Km e teto de 13.400m. A aeronave não estava armada e podia carregar até 1.800Kg de explosivos.



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