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Bell P-39 Airacobra
(E.R. Hickel)

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Caça-bombardeiro monoposto P-39. Projetado
para utilizar o poder de fogo do canhão T9 de 37mm, o Bell XP-39
foi encomendado pela USAAC em 1937. Face ao uso do canhão, o motor
foi posicionado atrás do cockpit, o que destinguia este aparelho
entre os demais caças norte-americanos. Após alguns testes
feitos em 12 pré-séries YP-39, foram encomendados 80 exemplares
(P-39C e P-39D). Em 1941 a Grã-Bretanha recebeu alguns P-39D que
foram utilizados contra a Luftwaffe. Porém a aeronave mostrou-se
inadequada para lutar contra os caças germânicos, devido ao
baixo desempenho em altas altitudes e assim foi substituída pelos
Spitfires. A aeronave desagradou muitos pilotos americanos e foi utilizada
nos EEUU como avião de treinamento. Quem as utilizou com sucesso
foram os russos, que receberam 4.773 unidades pela lei de empréstimos
e arrendamentos. Os pilotos soviéticos a apreciavam pela sua blindagem
(que lhes dava proteção) e seu poder de fogo. Em dezembro
de 1942 voôu o XP-63, um dos melhoramentos do Airacobra, entrando
em produção em 1943 como P-63 Kingcobra. A maioria da produção
(2.400 unidades) foi entregua a URSS. O modelo P-39Q tinha um motor Allison V-1710-85 com 1.200HP de potência. A envergadura era de 10,36m e o comprimento de 9,19m. Suportava peso máximo de decolagem de 4.010Kg; atingia a velocidade máxima de 612Km/h, com alcance de 1.040Km e teto de 10.700m. A aeronave estava armada com quatro metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) mais um canhão de 37mm.



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