Curtiss P-40 Warhawk
(E.R. Hickel)
Caça monoposto P-40. Inicialmente denominado
de XP-37, o Curtiss Modelo 81 foi o aperfeiçoamento natural do Modelo
75 (P-36), com a introdução do motor em linha. Em março
de 1940 o protótipo foi recodificado para XP-40 e, após avaliação
em testes comparativos, foi escolhido para produção em série
de 524 unidades. Uma encomenda de 140 aeronaves, feita pela França,
não foi entregue devido a invasão nazista ocorrida em maio
de 1940. Estes aviões foram adotados pela RAF com o nome de "Tomahawk".
Com o modelo P-40D foi introduzido um novo motor e a possibilidade de carregar
227 Kg de bombas. Na RAF este modelo foi designado "Kittyhawk". Os famosos
"Tigres Voadores", que operaram no teatro chinês de 1941
a 1942, tinham seus P-40 decorados com a lendária boca de tubarão.
Aliás o "queixo" bojudo dos P-40 receberam várias outras decorações como caveiras e faces de felinos. Mesmo tendo desempenho inferior ao dos novos caças americanos, o
P-40 foi continuamente aperfeiçoado e permaneceu em produção
até dezembro de 1944. O modelo P-40N tinha um motor Allison V-1710-81 com 1.220HP de potência. A envergadura era de 11,38m e o comprimento de 10,16m. Suportava peso máximo de decolagem de 4.020Kg; atingia a velocidade máxima de 612Km/h, com alcance de 1.730Km e teto de 10.700m. A aeronave estava armada com seis metralhadoras de 12,7mm (calibre .50) e podia carregar até 680Kg de explosivos.
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