A REVOLUÇÃO PELO OUVIDO InfoMoney
()
A REVOLUÇÃO PELO OUVIDOUNIVERSIDADE FALADA, AUDIOLIVROS E BIBLIOTECA DE BOLSO As previsões mais alarmistas de que os textos em papel e os livros iriam acabar, com o advento do computador e, posteriormente, da internet, não se concretizaram. Melhor ainda, o que ocorreu foi justamente o contrário. Hoje há divulgação em massa, e um alcance em mais profundidade, de toda uma produção intelectual. Além do mais, os recursos de multimídia acabaram se complementando e o mercado editorial ganhou um novo segmento: o dos audiolivros ou audiobooks. Esse segmento, já bastante popular na Europa e nos Estados Unidos, vem se expandindo no Brasil, com a criação de sites especialmente dedicados a vender, em MP3 ou em CDs, obras consagradas da literatura, novas publicações ou até cursos. Um dos mais conhecidos hoje é o Audiolivro, onde se encontram best sellers como O Monge e o Executivo. Além dos sites especializados, o consumidor pode encontrar os audiobooks em lojas físicas, nos portais de compras e nos de livrarias. E tem também a Universidade Falada, que surgiu em 2005, por iniciativa de Claudio Wulkan, com o intuito de "democratizar a cultura", hoje já com mais de 200 títulos em audiolivros, alguns gravados pelos próprios autores. O site comercializa audioaulas, que vão desde jardinagem até Filosofia Quântica ou conceitos de Mitologia. Cada aula custa de R$ 2 a R$ 5, e cada curso pode ter duração que varia de uma hora, no caso de Geopolítica, a 12 horas, no caso de Música. No caso da audioaula, o aprendizado é sem orientador por perto. "O aluno precisa ter mais autonomia, o que pressupõe maior disciplina", explica o pró-reitor de Educação a distância da Universidade Metodista, Luciano Sathler, acrescentando que essas características podem se tornar uma vantagem frente aos cursos presenciais. "Foi isso que levou os alunos da educação a distância a terem melhor desempenho do que os da presencial", referindo-se ao Enade 2007, no qual os estudantes de cursos a distância se saíram melhor do que os de cursos convencionais, em sete das 13 áreas possíveis de comparação. É incrível, não? Este é um bom aspecto para provocar reflexão entre professores e colegas de nosso curso - presencial - de Docência do Ensino Superior. Já, já, segue uma cópia deste post para os amigos. Leia mais sobre o assunto: - Ana Paula Ribeiro, em "Com audiolivros, consumidor leva biblioteca no bolso, a preços acessíveis", no Infomoney Mensagem enviada para UNIFA: Parabéns pela iniciativa da Universidade Falada. Postamos uma matéria da Infomoney em nosso Blog do Varejo www.varejototal.zip.net, onde reunimos amigos e colegas do varejo, e aprendemos um bocado sobre o assunto. Ficamos muito bem impressionados com a idéia expressa pelo Cláudio Wulkan, de democratizar a cultura, e o profissionalismo de sua implementação. Eduardo Buys -se navegar é preciso, então www.varejototal.zip.net
Resumos Relacionados
- Universidade Online
- Educação A Distância Um Novo Modo De Aprender
- O Audiolivro
- Ensino A DistÂncia - Ead
- Ensino A Distancia
|
|