Todos os direitos reservados
(César da Silva Júnior)
César da Silva Júnior
Sou o Prof. César. Dediquei toda a vida ao magistério, do Ensino Fundamental ao Superior, iniciando a carreira como professor do Cursinho do Gremio da Faculdade de Filosofia da USP, em 1955. Hoje, aposentado, dou palestras em escolas e dedico boa parte do dia a leituras de atualização em Biologia e ao trabalho como autor. Ainda cursando o ginásio e sem me dar conta da vocação para o ensino, já ajudava grupos de colegas nos estudos de véspera de provas. Como vemos, nada mudou!
Desde a infância tive verdadeira fascinação pelas "coisas" da natureza, observando com extrema curiosidade, nos meus quintais, a atividade das formigas e das borboletas; a transformação das flores em frutos, nas goiabeiras; as galinhas chocando os ovos. Encantava-me com o nascimento dos pintinhos e com as sementes germinando, ou ainda com as coleções de besouros. Nas escolas em que trabalhei, sempre incentivei os cursos práticos, experimentais, de Ciências e Biologia, insistindo na montagem de laboratórios, museus didáticos, pequenos viveiros de animais e estufas de plantas, complementando os trabalhos com excursões (praias, matas, cerrados).
Como professor e coordenador de Biologia, trabalhei em vários colégios (Dante Alighieri, Bandeirantes, São Luís, Pueri Domus) e Cursos pré-vestibulares (Anglo, Pré-Médico), na cidade de São Paulo. Posteriormente, assumi assistência pedagógica (Colégio Dante Alighieri) e a direção pedagógica das escolas Pueri Domus e Domus Sapientiae, cargos que deixei ao me aposentar. Foram 45 anos de dedicação plena e de vivência contínua com os jovens.
Tive passagem pela USP, como professor assistente do Departamento de Botânica (1961-62) e como pesquisador no Departamento de Fisiologia Animal (1957-58). Ministrei cursos de Biologia Marinha (1957- 58) no laboratório que é hoje o Cebimar, em São Sebastião (SP), com o Prof. Dr. Paulo Sawaya, e no Instituto Oceanográfico da USP, Base Norte, em Ubatuba (SP), com o Prof. Dr. Aylthon Brandão Joly.
Em 1974, para minha surpresa, pois nunca pensara na possibilidade, fui convidado para escrever, junto com um colega, Roberto dos Santos Branco, a coleção Ciências na Nova Escola (Estudo Dirigido), da Companhia Editora Nacional, obra que foi publicada em 1975.
Em 1979 eu e o Sezar, colegas da mesma escola, que habitualmente discutíamos temas ligados ao ensino, escrevemos a nossa primeira obra de Biologia para o Ensino Médio. Conseguimos passar para o papel, após cuidadoso e estafante trabalho, a nossa longa e intensa experiência vivida em sala de aula.
Na vida, no entanto, nem tudo é trabalho, embora nossos colegas professores saibam muito bem o que significam os absurdos de 60 aulas semanais em duas ou três escolas, que foi o meu caso, por muitos anos. Consegui tempo para dedicar à família (esposa professora e quatro filhos, dos quais apenas o mais novo não é professor) e para brincar de jardinagem em casa, cultivando plantas ornamentais, medicinais e algumas frutíferas. Desde garoto tive verdadeira paixão pelos esportes, especialmente o futebol, o atletismo e o basquete, praticando-os em clubes. Ainda hoje cultivo o "vício", quando possível; por isso, não sei como não me tornei um profissional na área dos esportes.
Gosto muito de desenhar e fotografar e aproveito parte desse material para os nossos livros, tendo já participado como ilustrador, na primeira edição do nosso Biologia, pela Editora Atual.
Aprecio a música clássica dos grandes mestres e o cinema; na TV, não perco os grandes eventos de esportes e os filmes relacionados à natureza e à pesquisa em biologia, medicina e agronomia.
Diariamente busco leituras técnicas em livros, revistas e jornais, preocupado com a indispensável atualização em relação às inúmeras e polêmicas descobertas (genomas, clonagem, transgênicos), neste início do já rotulado Século da Biotecnologia.
Resumos Relacionados
- Folha De Sao Paolo
- Biologia E Os Biologos Em Portugal
- Uma Escola De Perna Pro Ar
- Evasão Escolar
- O Espaço Acadêmico Da Pedagogia No Brasil: Perspectiva Histórica.
|
|