BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Principios da Teoria de Ensino / Apredizagem (resumo)
(Cristina Abreu)

Publicidade
Princípios básicos de uma teoria de ensino/aprendizagem, definidos em linhas muito gerais:
Planificação da aula
1. Definir os objectivos gerais do ensino em termos do que se espera que os alunos aprendam. (espaço livre para aprendizagens não previstas)
2. Desdobrar os objectivos gerais em objectivos específicos
3. Decidir quais os conhecimentos ou habilidades de base que os alunos já devem possuir para a nova tarefa de aprendizagem e verificar se existem. Se não os tiverem, desenvolvê-los antes de iniciar a nova fase de aprendizagem
4. Sequenciar a aprendizagem de maneira a que os alunos sintam que estão a fazer progressos.
5. Pensar em algumas das actividades que o professor e os alunos poderão desenvolver no decurso da aula

Na aula
1. Estabelecer a ideia de conjunto da tarefa a aprender, da sua utilidade, das partes que a compõem, da relação entre as partes e entre as partes e o todo.
2: Relacionar os conhecimentos ou habilidades a adquirir com os conhecimentos ou habilidades já adquiridos.
3. Orientar a atenção dos alunos para os elementos novos na tarefa a aprender.
4. Fomentar a participação dos alunos.
5. Nos primeiros momentos da aprendizagem, orientar os alunos, mas retirar progressivamente a orientação, a fim de permitir que os alunos assumam a responsabilidade pela sua própria aprendizagem.



Resumos Relacionados


- Benefícios Potenciais Da Escola De VerÃo

- Estórias Para Estudar, Histórias Sobre O Estudar: Narrativas Auto-regulatórias Na Sala De Aula

- Letramento

- A Comparação Entre Duas Abordagens Comunicativas De Ensino De Línguas

- Caminhos Para A Inclusão



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia