O manifesto comunista
(F.Max; F. Engels)
Diferentemente do que alguns pensaram, a dimensão da totalidade não basta para tudo explicar. Ela se constitui, a rigor, num permanente desafio, uma vez que exige perceber, a cada momento, em cada local e a cada processo, como tal agenciamento ocorre, qual o seu núcleo central, de que forma se constituem as tensões internas e externas à sociedade e quais as mais sensíveis, de forma a potencializar os conflitos de classe. O Manifesto, juntamente com a obra de Marx e Engels, fornece a mais poderosa pista — e não há nenhum historiador no século XX que possa dela se distanciar sem graves conseqüências — para compreender a vida social e suas transformações até aqui formulada. Não há estritamente nenhuma outra grande explicação capaz de superar a fertilidade da formulação marxiana. O rigor de suas exigências é grande, mantendo-se uma relação necessária entre a pesquisa, a identificação de novos horizontes de problemas (que se manifestam sempre na atualidade, mas que indicam a possibilidade de sua existência em tempos pregressos) e as formas variadas de resposta, formuladas pelas diferentes sociedades. O horizonte aberto pela proposta de síntese marxiana atua também como uma denúncia: o recorte arbitrário de segmentos da vida social, ao deixar de lado os elos que os articulam, tende a naturalizar as relações sociais, justificando a manutenção do status quo . Ao não explicar as formas sociais que exprimem dominação e exploração, apresentam-nas como necessárias, consolidando a segmentação social cuja raiz se encontra na própria capacidade de reprodução da vida social.Se algumas respostas do Manifesto Comunista pertencem ao passado, as questões que ele contém e os problemas que aponta permanecem atuais. A sólida base fornecida para pensar criticamente, a ousadia da explicação, a busca da totalidade, a dialética temporal e a relação proposta entre o conhecimento e as questões sociais do seu tempo permanecem elementos cruciais.
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