Segredos de Vendas
(Nun Schei)
Vender é uma ciência, e você pode se beneficiar com seus métodos comprovados. Você ate pode já ser um vendedor e não saber. Algumas dicas para ajudar você a fazer uma apresentação perfeita serão descritas a seguir.
Conheça para quem você esta vendendo. Se você esta fazendo uma apresentação para investidores, pesquise como eles reagiram a propostas anteriores. Invista seu tempo coletando detalhes que já possam ter causado problemas. Quais os valores e atitudes prezadas pelos investidores? Eles mantêm a consistência nas decisões e sempre escolhem o que for mais barato? Faça mais do que traçar objetivos e estratégias. Planeje seu comportamento. Se as pessoas a quem você vai apresentar preferem a linguagem oral não monte uma apresentação cheia de gráficos ou coisas do tipo. Se você estiver falando para pessoas sobre as quais você não sabe muito, mantenha sua atenção voltada para as reações. Se ao falar de estatísticas, elas se endireitarem na cadeira, é melhor você fazer com que sua apresentação seja menos emocional e mais objetiva. [BR]Escute. A maioria das pessoas acha que vender é a mesma coisa que falar. Mas os melhores vendedores sabem que escutar é a parte principal do seu trabalho. Preste atenção no que sua audiência diz e as perguntas que fazem. Se palavras ou frase em especiais aparecem com freqüência, use variações das mesmas ao responder.
Esteja aberto a preocupações. Qualquer pessoa que não tiver duvidas ou perguntas sobre o que você está falando, é provável que não estejam levando em consideração sua proposta. Objeções são sua grande chance de enfatizar os pontos fortes. [BR]Prepare-se para tudo. Isto significa uma lâmpada queimada no projetor de slides, doze pessoas não esperadas na sua reunião ou alguém que quer falar sobre um novo assunto. Revise o seu plano como se estivesse enfrentando mudanças, e acima de tudo, permaneça calmo. E um pouco de senso de humor não machuca ninguém.
Feche a venda. Quando você estiver feito seu discurso, foque o objetivo. As pessoas estão esperando por isso. A sabedoria tradicional diz que você não deve chegar logo e pedir uma assinatura, assim como numa entrevista com seu chefe você não deve exigir o cargo de gerencia. Mas você pode dizer a mesma coisa de modo diferente, como: “Qual é o próximo passo?” ou “Quão perto estou de atingir meu objetivo de ser gerente do departamento?”.
Antes de tudo, o segredo de vender, sua idéia ou sua empresa, é apresentar o assunto de um modo que apele ao plano traçado. Estude as técnicas e você vai perceber que mesmo nunca ganhando sorteios de ingressos na época de colégio, você pode fazer as vendas trabalharem por você hoje.
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