Saxofone, base da embocadura
(Bryen R. Utley)
Saxofone, Base da Embocadura por Brian R. Utley, DMASFA Professor Assistente de Música Instrutor de Teoria e Saxofone
Deve se pensar a embocadura do saxofone como se fosse para frente sem qualquer pressão inferior ou lateral. Isso se dá porque um dos principais problemas encontrados com a embocadura dos saxofonistas seja qual for o nível é um espécie de formação "sorriso" que pressiona para baixo com muita pressão exercida pelos dentes da mandíbula inferior. Isto altera a vibração da palheta, causando um som fino e chiado, pobre ( frequentemente alto ) de entonação, e "um Zing" sempre presente no som criado pela pressão da mordida dos dentes inferiores na palheta.
Há muitos aspectos da embocadura do saxofone que deve ser examinado de forma a assegurar que você ou seu estudante esteja formando uma embocadura satisfatória. Antes de tudo, a embocadura deve fazer contato com a boquilha no ponto o qual a palheta e as raias da boquilha se encontram. Encontra-se este ponto ao inserir um pedaço de papel entre a palheta e a boquilha. Empurre o papel para dentro até ele parar confortavelmente; marque este ponto com seu polegar, puxe o papel para fora, e forme a embocadura no ponto marcado com seu dedo polegar. Você vai descobrir que na maioria das vêzes, particularmente nos maiores instrumentos da família ( tenor e baritone), que seus alunos( ou você! ) pode estar colocando muita boquilha na bôca.
Os cantos da embocadura devem estar focados para frente, não puxados para trás em "sorriso". Com os cantos da boca focados para frente, consegue -se fornecer apoio suficiente de forma que os lábios tanto superior quanto inferior não ficarão muito tensos, permitindo o máximo de vibração da palheta. Mandíbulas com o canto apertados, como mostrado abaixo, impedirá ou retardará a vibração da palheta, possivelmente cortando o som completamente, e causando um som anasalado, fino, pobre de entonação. Um bom quadro mental para seus alunos é pensar como se estivesse assobiando, ou pensar que está sugando um milkshake através de um canudo muito fino.
Outra consideração é sobre uma mordida exagerada tanto da mandíbula superior quanto inferior. Para a maioria de nós, o alinhameto natural de nossas mandíbulas é desprezada, principalmente se tivermos os dentes corrigidos por um ortodontista! Poucos de nós tem uma under bite ou mandíbula inferior projetada. Mas para propósitos de tocar o saxofone, nós deveríamos nos esforçar por uma mordida igual; ou seja, as mandíbulas em completo alinhamento sem uma overbite ou under bite(mordida exagerada tanto superior quanto inferior). Pessoas com grande under bites podem ter problemas na formação de uma embocadura correta.
Um hábito muito ruim que a maioria dos estudantes desenvolvem é morder com o lábio inferior projetado para dentro da boca sobre os dentes inferiores. Muitos pensam que os lábios inferiores agem como um colchão no qual seus dentes podem morder, e isso novamente resulta em um atraso na vibração da palheta. Os dentes inferiores devem meramente POUSAR CONTRA o lábio, não mordê-lo, se não os músculos do queixo teriam que fazer mais esforço para apoiar o lábio inferior ( ver exercícios abaixo ) e prevenir que os dentes inferiores mordessem o lábio. Pela mesma evidência, o queixo não deve ser juntado para cima, mas permanecer numa firme mas relaxada posição. Há uns dois bons exercícios isométricos que podem ajudar fortalecer os músculos da embocadura. O primeiro começa ao casualmente fechar a mandíbula, permitindo os dentes inferiores e superiores meramente fazer contato. É muito importante não apertar a mandíbula na hora de fecha-la! Então, empurre os lábios superior e inferior juntos um contra o outro, mantendo uma linha reta dos lábios. novamente, não aperte a mandíbula! Os músculos do queixo devem estarbem fechados. m
Resumos Relacionados
- Mandíbula Que Estala Pode Cair
- O Que Revelamos Sem Saber
- Ginástica Facial
- DisfunÇÃo Temporomandibular
- Anatomia Da Voz - Órgãos Articuladores
|
|