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saxofone,vibrato básico
(Brien R. Utley)

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Saxofone, Vibrato Básicopor Brian R. Utley, DMASFA Professor Assistente de Música Instrutor de Teoria e Saxofone
O vibrato é um elemento expressivo essential no som do saxofone, porém quando usado desapropriadamente, pode também ser uma parte muito traiçoeira no som do saxofone. Os Professores devem assegurar -se ao instruir um aluno de que ao usar o vibrato ele ou ela já esteja produzindo um som agradável e possa tocar relativamente bem afinado. em outras palavras, o vibrato não deve ser usado para mascarar um som pobre ou intonação pobre!
O Vibrato no saxofone é realizado com a mandíbula, não com a respiração ou a garganta como é comum em alguns instrumentos. Um vibrato bem-feito é produzido por um movimento de abrir -e-fechar a mandíbula suavemente, e esses movimentos não devem ser visívelmente perceptível. Contudo, ao ensinar o vibrato, é importante permitir ao aluno tentar superar-los; ele ou ela provavelmente não estarão acostumados à esse exercício e exagerar o movimento ajudará mais rapidamente aprender os movimentos necessários dos músculos para produzir o vibrato.
Um bom método para produzir o vibrato é ajustar o metrônomo em 60, e praticar uma ondulação por batida. ( pode ser útil dizer ao estudante para pensar em "Wa-Wa-Wa-Wa" de forma que ele ou ela tomarão consciência do próprio movimento da mandíbula.) Uma vez que o primeiro exercício tenha sido dominado, mude as ondulações para duas batidas (colcheias), então três (tercinas) e quatro (semicolcheias). Um bom objetivo para um estudante alcançar é ser capaz de produzir semi-colcheias com o vibrato com o metrônomo marcando de 80-90.
É importante ter consciência que num contexto musical, o vibrato não deve ser métrico mas ao contrário deve ser muito livre e melhor caracterizado como vibrato "contínuo"; usar um metrônomo para marcar o vibrato é apenas para praticar. Também, é imperativo que o estudante comece uma nota afinada, e permita o vibrato descer um pouco da nota apenas e não subir. Permitir que o vibrato vá acima da nota pode resultar num "zing" no topo do vibrato causado pelos dentes inferiores empurrando o lábio inferior muito para dentro na direção da palhêta.
Novamente, é importante que seu aluno tenha uma técnica bem fundamentada (uma boa embocadura, apropriada coluna de ar, e boa técnica de dedilhado), bem estabelecida antes apresentar à ele ou ela o conceito do vibrato. do mesmo modo, um estudante avançado que não usa vibrato deve ser incentivado a fazer uso desse expressivo recurso. Você descobrirá um grande acréscimo à personalidade e musicalidade dos seus saxofonista(s).



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