O Escândalo Modigliani - parte 3
(ken follet)
CONCLUSÃO E APRECIAÇÃO CRÍTICA
A leitura, por si só, é fácil e cativante, embora existam diversos vocábulos menos utilizados no presente que permanecem no discurso de Ken Follet. Ao contrário de muitos outros romances modernos do século XX, Ken Follet não recorre ao sensacionalismo habitual e prefere um registo e uma linha de pensamento mais tradicional, na qual existe um “herói” (se assim se pode chamar) que se conforma a salvar-se e ajudar as pessoas mais próximas, não se apresentando como o salvador da humanidade. ácomo o salvador da humanidade e como o Homem necessse e to e uma linha de pensamento mais tradicional, na qual existe um " cont
A partir da história, analisamos a importância do inconsciente na arte, já que permite, através do valor e da capacidade do artista, produzir uma obra espontânea e fiel ao seu estilo. Muitas vezes, o artista tem de se abstrair da realidade e deixar que a sua imaginação comande a acção ao não pensar/raciocinar sobre o faz e simplesmente fazê-lo.
Salienta-se, também, um dos problemas fundamentais e intemporais do mundo artístico: a ganância sobreposta ao verdadeiro gosto e interesse pela arte, no seu estado puro, que se rege pelos lucros ou benefícios económicos que advêm da comercialização da arte.
Sem embargo, não nego a necessidade de haver capital envolvido na arte; aquilo em que acredito é, simplesmente, que, antes do proveito monetário pelas galerias, governo ou museus, a contemplação da obra e autor, tal como o reconhecimento monetário e do valor do próprio artista, é primordial e inquestionável ao progresso cultural e à própria capacidade de subsistência do artista (ainda em vida, principalmente).
Assim sendo, a intervenção humana (numa análise já geral) nas vidas dos demais não é um acto singular, já que provoca alterações nos planos pré-idealizados: o homem impossibilita que a acção decorra como planeada e/ou desejada.
Então, aconselho a leitura a quem goste de reflectir e tenha capacidade para processar e memorizar diversas histórias paralelas e complementares, ocorridas em simultâneo e em espaços diferentes.
Resumos Relacionados
- Arte Digital - Fsilva
- O Fim Da Arte
- Arte, Artistas E Sociedade
- O Inconsciente Na Criação Artística
- A Origem Da Obra De Arte
|
|