O ALIENISTA
(MACHADO DE ASSIS)
O ALIENISTA *Por Medeiros Braga
É muito importante o trabalho "O Alienista" de Machado de Assis, por que nele conseguimos ler aquilo que ficou invisível no seu conto marilhoso. Machado de Assis, p. ex., não escreveu mas, ficou ali expressa a sua personalidade, ou seja, o fato de que tendo sido ele um funcionário público graduado, inclusive, do ministro Epitácio Pessoa, mesmo assim não deixou de tecer fortes críticas ao comportamento dos políticos que aparecem da sua obra.
Aliás, diga-se de passagem, que "O Alienista" de Machado de Assis, embora a maioria dos leitores só o vejam como uma obra de humor, na verdade se trata de um trabalho crítico onde ali é descrito o comportamento humano a partir do autoritarismo do "Dr. Bacamarte" e da dubiedade das pessoas, bem como dos políticos e das instituições como foi o caso do poder legislativo. No conto se vê, claramente, como muitas dessas pessoas ficaram em cima do muro e só dele desceram quando sentiram as premissas do ganhador.
Mas, o caso mais marcante foi, sem dúvida, do barbeiro Porfírio que por conta das suas contradições teve que amargar duas internações. Uma, segundo Dr. Bacamarte, como um anormal; a outra pela recuperação do equilíbrio das faculdades mentais, o que se tornou um fato anormal em Itaguaí.Como estamos no "Ano de Machado de Assis", vale a pena conferir o conto mais importante já escrito no nosso país. *Medeiros Braga é Economista, romancista e poeta
Resumos Relacionados
- A Mão E A Luva De Machado De Assis, E-book Para Baixar Gratis!
- O Alienista De Machado De Assis - Resumo E Download Livro Completo
- O Fio OblÍquo Da Literatura Epistolar Machadiana
- O Alienista
- Correspondência De Machado De Assis
|
|