Aulas por Telemóvel Iniciam-se no Japão 
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Os japoneses já utilizam
 os telemóveis para fazer compras, ler livros, trocar e-mails, procurar
 restaurantes e fazer videos. A Cyber University, a única universidade daquele
 país que oferece aulas na internet, começou a oferecer aulas sobre os mistérios
 das pirâmides a partir de telemóvel na última Quarta-Feira. Em aulas para
 computadores pessoais, os downloads passam no monitor como texto e
 imagens no centro, e um pequeno video da aula aparece no canto, com som
 incluido. A versão de telemóvel, que se apresenta como um video de streaming
 no pequeno ecrã do aparelho, corre apenas com as imagens de PowerPoint. Na
 demonstração efectuada na última Quarta-Feira num hotel de Tóquio, uma imagem
 das pirâmides apareceu no ecrã e mudou para uma imagem de texto assim que a voz
 de um professor falava nos speakers do telemóvel. A Cyber University,
 aberta em Abril com o apoio do governo para providenciar licenciaturas de bacharel, conta já com 1850 estudantes. O campus virtual é detido em 71% pelo Softbank Corp, um grande operador japonês, que possui também operações de banda larga e oferece jogos online, compras e serviços de troca de stock electrónico. As aulas por telemóvel poderão ser expandidas a outros cursos mas para já existirá para o curso sobre pirâmides, de acordo com a Cyber University, que tem como oferta cerca de 100 cursos, incluindo cultura chinesa antiga, jornalismo online e literatura inglesa. Ao invés do que acontece com outras aulas, a que se faz por telemóvel estará disponível para o público de graça, embora quem assista a elas tenha que pagar uma conta telefónica.   O detalhe que sobressai é que as aulas apenas podem ser vistas em alguns telemóveis Softbank. O serviço poderá expandir-se para outras operadoras, disseram os oficiais. Sakuji Yoshimura, que chefeia a Cyber University e dá os cursos sobre pirâmides, afirmou que a universidade oferece oportunidades educacionais para pessoas que têm dificuldade para frequentar universidades reais, pessoas essas nas que se incluem pessoas com empregos, deficientes, e pessoas doentes. "O nosso dever como educadores é responder às necessidades das pessoas que querem aprender", disse Yoshimura. Yoshimura descredibilizou os que põem em questão o valor da internet e das aulas por telemóvel, fazendo notar que a assistência é relativamente alta, nos 86%. É possível monitorizar e verificar digitalmente pela universidade se os alunos correm os ficheiros que descarregam até ao fim, indicaram os oficiais. Embora as conversações em tempo real entre professores e outros estudantes não sejam ainda possíveis em aulas pela net, a rede social e outras ciber-discussões estão a aumentar, afirmou Hiroshi Kawahara, professor na Faculdade de Tecnologia de Informação e Negócios. 
 
  
 
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