BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


técnicas de investigação
(avb)

Publicidade
TÉCNICAS DE INVESTIGAÇÃO:
Documentais (fontes primárias ou secundárias): análise estatísticas e de conteúdo (com categorias).
De inquirição: Inquérito p/ questionário, entrevistas e Histórias de vida.
De observação: Observação participante ou directa e sociologia visual.

Inquéritos:
- questões fechadas: vantagem (apuramento rápido de resultados) e desvantagem (informações pobres devido a perguntas muito abrangentes e feitas de forma tendenciosa).
- questões abertas: vantagens (grande variedade de informação com riqueza de conteúdo) e desvantagem (tratamento objectivo da vasta informação).
­- questões semiabertas/semifechadas: vantagem (apuramento fácil da resposta mas com justificação concreta).

Elaboração: perguntas claras, objectivas e dirigidas ao grau de conhecimentos de experiências » linguagem familiar » pergunta formulada que aborde apenas uma questão e de acordo com a finalidade do estudo sociológico
Entrevista: processo de comunicação normalmente usado para recolher dados informativos que serão estudados em investigação social. A maneira como se vai estabelecer a comunicação entre o entrevistador e o entrevistado vai implicar um certo tipo de relacionamento que condiciona a entrevista.
Directiva – objectivos específicos, questões previamente formuladas, sem abertura ao entrevistado para fundamentar além do estipulado.
Livre – certos temas pertinentes que conduzem as questões, flexibilidade no sentido de orientar a comunicação e conhecer aspectos mais concretos e úteis à entrevista e investigação.
Semidirectiva – liberdade mas com organização livre do guião.
De opinião – a líderes e/ou Homens de opinião pública para conhecimento de tendências sociais.
Do tipo intensivo – concentradas numa única pessoas com ampla liberdade de comunicação e ricas a nível individual (caso mais restrito das semidirectivas).
Repetida (técnica de painel) – escolhe-se uma amostra representativa da população com objectivo de detectar e avaliar as opiniões ocorridas num certo tempo e espaço com repetição.



Resumos Relacionados


- Tipos De Método De Investigação Sociológica

- Coleta De Informações Em Pesquisa Científica

- Entrevista

- Métodos De Investigação

- As Entrevistas Exploratórias



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia