BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Uma reflexão sobe a Didática (cont)
(José Mário Pires Azanha)

Publicidade
Para nós, nesta discussão, a Didática é, ou aspira ser, ou deveria ser um empreendimento muito semelhante aquele concebido por Comênio da Didática Magna que, como todos sabem, foi publicada pela primeira vez em fins de 1657. Temos como justificativa duas razões. A primeira é de natureza histórica. Comênio representa um momento decisivo na História da Educação como iniciador do realismo pedagógico e como percursor da educação dos deficientes mentais, da psicologia genética, da educação maternal, da aplicação de recursos audiovisuais em educação, da orientação profissional, etc. A sua Didática Magna é reconhecida como “o primeiro tratado sistemático de pedagogia, de didática e até de sociologia escolar”. A segunda está ligada ao próprio modo como Comênio concebe a Didática. “uma arte universal de ensinar tudo a todos”. Qualquer que seja o modo pelo qual se conceba, hoje, o conteúdo dos estudos didáticos, esse modo também tem como núcleo de preocupação a relação ensino-aprendizagem, mais ainda, essa preocupação e orientada, como o foi a Didática Magna, pelo propósito de organizar o ensino em temos de uma viabilização de um processo de aprendizagem. Limitaremos nosso exame do tema aos pressupostos implicados na idéia comeniana, segundo a qual é possível formular um método de ensino, universal ou geral, cuja aplicação garanta o êxito, isto é, conduza à aprendizagem visada. Antes de passar ao exame do que entendemos como sendo as pressuposições relativas implicadas logicamente por essa idéia, é preciso que deixemos claros pontos importantes. O primeiro diz respeito à origem do propósito de Comênio de elaborar um método universal de ensino. Essa origem está claramente vinculada à concepção baconiana de Ciência. Na época em que o Comênio escreveu a Didática Magna, o pensamento de Bacon sobre a ciência causava um impacto intelectual a que nem o próprio Newton escapou, e que continuaria nos séculos seguintes e até atualmente. Simplificadamente, para Bacon, fazer ciência era questão de aplicação de um método fundado na observação. Comênio transplantou e adaptou essa idéia à Educação. Assim como fazer ciência era aplicar um método, também ensinar era aplicar um método. O outro ponto é um esclarecimento. Não se pode fazer injustiça a Comênio, permitindo que se imagine que, para ele, o método de ensino operava com absoluta autonomia em face de condições contextuais. Comênio tinha clara compreensão de etapas de desenvolvimento e de outros condicionantes do ensino. Por isso mesmo, também preconizou métodos especiais para o ensino de diferentes saberes, como as Ciências, as Artes, as Línguas, a Moral e a Religião. Mas, esses métodos, que levaram em conta as estruturas particulares dos diferentes saberes, eram apenas complementos do método geral de ensino que incorporava conselhos cuja aplicação permitiria “ensinar tudo a todos”.



Resumos Relacionados


- Didática: Metodologias De Ensino E Estágio

- Didatica

- Ensino, Pesquisa E Aprendizagem

- Didática Como Reflexão Sistemática: A Prática Educativa Intencional

- A Produção Da Escola Pública Contemporânea



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia