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MOTIVOS QUE LEVAM AS EMPRESAS A ENTRAR EM MERCADOS ESTRANGEIROS
(MARIOTTO; Fabio L.)

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É muito mais simples para uma empresa atuar em seu próprio país do que em um país estrangeiro. No estrangeiro, a empresa deverá estar familiarizada com a cultura, os costumes, as preferências, a legislação e as instituições do país.
Os pesquisadores das Ciências Sociais aplicadas identificaram vários motivos para a expansão internacional de uma empresa. Alguns desses motivos são óbvios, outros são mais sutis:

1) Busca de novos mercados.
A busca de novos mercados tem o objetivo de aumentar as vendas que o mercado doméstico pode já não comportar. Vendendo um volume maior de um produto que ela já vende no seu país, obtém economias de escala. A economia de escopo ocorre quando usa sua tecnologia ou sua marca já estabelecida para vender outros produtos no novo mercado.

2) Busca de recursos no mercado estrangeiro.
Os recursos podem ser matérias-primas, recursos naturais, mão-de-obra ou qualquer outro fator de produção mais barato, inclusive capital.

3) Busca de conhecimento especializado.
Uma empresa pode adquirir outra no exterior por causa das habilidades técnicas ou competitivas que ela possui. Outra forma é buscar conhecimento instalando uma subsidiária em um dos centros geográficos de produção especializada
Espalhados pelo mundo, os chamados “clusters” ou “aglomerações industriais”. As empresas localizadas nesses clusters tendem a se tornarem mais competitivas porque compartilham do conhecimento e habilidades especializadas que se concentram nesses locais.

4) Redução de seu risco.
As empresas muitas vezes se diversificam geograficamente seus mercados para não depender de um só mercado que garanta toda a sua receita. Outros riscos, não econômicos, também podem ser reduzidos pela diversificação internacional, como riscos políticos ou sociais.

5) Políticas governamentais de estímulo ao investimento estrangeiro direto.
Tais políticas reduzem o chamado “risco país” e, além da estabilidade econômica, os governos nacionais criam estímulos ao ingresso de investimento estrangeiro direto por meio de incentivos fiscais e aduaneiros.

Finalmente, um motivo relevante para a entrada em um mercado estrangeiro é o da manobra competitiva em âmbito global. Essa manobra competitiva pode ocorrer de três formas: acompanhando a entrada de uma empresa rival em um determinado país; ter de responder ao ataque de uma rival estrangeira no próprio mercado doméstico, ou; contra atacando a rival no mercado dela.



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