Literatura e Cultura no Contexto Global. Andreas Huyssen (part 1)
(HUYSSEN; Andréas.)
HUYSSEN, Andréas. Literatura e Cultura no Contexto Global. Em um livro que se propõe a pensar as condições e os processos de produção de valores (MARQUES ET AL, p. 8) o ensaio de Andréas Huyssen - mais conhecido por sua teorização acerca da Grande Divisão entre a alta e a baixa cultura exacerbada no Modernismo Francês e Alemão – nos parece um pouco distoante da proposta de discutir os processos de produção de valor. Isto porque Huyssen discute, principalmente, o papel do crítico da cultura na era de globalização. Já a abordagem específica da questão do valor se restringe a um parágrafo em página intermediária (HUYSSEN, p.24) e a uma proposta de retornar a discutir a questão da qualidade estética (p. 30).
Huyssen propõe o estudo das cidades contemporâneas como um espaço privilegiado para se observar a intersecção entre as forças globais e culturas locais, a partir da observação da heterogeneidade das articulação entre a alta cultura (high) e a baixa cultura (low), entre a cultura de massa e a cultura de elite. Ao considerar as cidades contemporâneas, não apenas dos centros hegemônicos se observaria como o local e o global permanecem distintos e em tensão uns com os outros, em vez de simplesmente juntarem-se [no] glocal. Buscando uma volta a historicidade, Huyssen levanta a questão de que o estudo da memória das cidades, ao enfatizar passados diferentes de culturas diversas, possibilitariam entrever formas múltiplas pelas quais culturas específicas negociariam os impactos da globalização, além disso permitiria elaborar uma leitura crítica da dos efeitos da difusão da mídia, das tecnologias da informação e do consumismo. Ou seja, para Huyssen, os críticos da cultura deveriam buscar entrever que a cultura é mais do que os mercados e as mídias. E este papel do crítico, bem como as dificuldades de se produzir crítica literária em tempos de alta teoria e de estudos culturais, sao assuntos destacados pelo crítico alemão. Uma pergunta que parece permear o texto é como elaborar a crítica literária em épocas de crítica das grandes narrativas totalizadoras (cf. Lyotard) ou de ênfase em estudos de particularismos, das histórias dos excluídos. Com o advento da teoria crítica e da prática dos estudos culturais, entre outros, a crítica literária deixou de enfatizar os estudos de movimentos ou períodos, das influências e das traduções. Mas como tal crítica literária poderia dar conta dos efeitos da globalização nas culturas locais, dos fluxos entre culturas, das diásporas intelectuais ou do consumo cultural? Esta é uma das questões de Andreas Huyssen, qual o papel e qual o objeto da crítica literária no príncipio de milênio? Como desenvolver um projeto teórico-metodológico em tempos de a-historicidade? Huyssen propõe que o estudioso comparatista problematize a definição corrente de globalização, assim como tente dar conta das mudanças de longo prazo nas culturais locais, provocadas pela globalização. Para isso serão necessárias ferramentas críticas diferentes para efetivar tal interpretação da cultura, não mais a elaboração de uma análise intrínseca do autônomo objeto literário, contudo, não atentar exclusivamente para o objeto literário não significa desprezar, como tem sido o caso, segundo Huyssen, a questão do valor estético. final da parte 1
Continua...
Por:
VanRes. Vander Vieira de Resende (1974- ?)
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Neste blog publico os primeiros parágrafos, normalmente uma página, de textos de crítica literária e de estudos culturais, além de resumos e resenhas de textos teóricos. Encontrará, também, algumas de minhas poesias.
Gostaria de destacar que os resumos, resenhas de textos teóricos que escrevo e publico neste espaço, sempre, são parciais, porque voltados para questões que trabalho considero relevantes para a escrita de minha dissertação de mestrado, atualmente em processo de escrita, e/ou textos pertinentes para escrita de comunicações a serem feitas em encontros e congressos. Agradeço a compreensão quanto ao acontecimento de que minhas leituras interessadas, por vezes, deixam de lado questões centrais dos livros, capítulos ou artigos acerca dos quais escrevo meus textos.
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