BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


SAIBA IDENTIFICAR BOATOS
(Politica para Politicos)

Publicidade
SAIBA IDENTIFICAR BOATOS

O boato possui uma forma de se apresentar que lhe é característica: ele aparece sempre sob a forma de uma notícia, sobre um fato importante, que recém aconteceu, está acontecendo, ou está por acontecer, cujas conseqüências são enormes, e que desperta alguma ansiedade em quem a recebe (este é o sentimento que faz com que o boato se difunda rapidamente). Não esqueça nunca que o boato é notícia não confirmada. É, pois, no território da possibilidade, da plausibilidade que o boato nasce e se difunde. A campanha eleitoral é um período especialmente propício para o surgimento de boatos. Por isso é muito importante que você saiba identificar boatos, para diferenciá-los das notícias reais e para imunizar-se de seus efeitos.

3) Aplique o teste do "beneficiário"

Frente a informações não confirmadas ou de difícil confirmação, aplique o teste do beneficiário. Em política, fatos ou informações sobre fatos (ocorridos ou por ocorrer) que não se revelam como auto-explicáveis devem sempre ser analisados pela ótica dos seus resultados e não da intenção.
Há uma pergunta básica - de origem latina - que deve sempre ser feita. A fórmula latina é Cui prodest, isto é, "A quem beneficia". Diante de informações não confirmadas, pergunte-se sempre: a quem elas beneficiam. Em mais de 90% destes casos a identificação do beneficiado vai esclarecer as razões do fato.
Não se perca na procura sempre inconclusiva sobre as intenções. A você interessam as conseqüências reais do ato ou da informação, que podem beneficiá-lo ou beneficiar a outros. É com esta realidade que você deverá lidar, porque ela é objetiva, existe e produz efeitos.
Muitas vezes, você pode ser beneficiado por ações de pessoas que não tinham esta intenção. Nestes casos, para você, as conseqüências reais são idênticas às que seriam produzidas, se as pessoas agissem na intenção de ajudá-lo.

4) Não aceite opiniões quando existem dados

Opiniões e palpites não substituem uma informação. Sem dados concretos a dúvida e a incerteza podem dominar sua campanha
Eduque sua equipe para trabalhar com dados. Em muitas ocasiões trabalha-se com opiniões e palpites em matérias em relação às quais existem dados precisos disponíveis (por exemplo, dados do censo, pesquisas já publicadas), ou de fácil produção.

Por preguiça ou desleixo, muitas vezes deixa-se de buscar os dados existentes, ou produzi-los, em troca de opiniões do tipo "aproximadamente...", "eu acho que...", "é mais ou menos....". Não aceite nunca este tipo de informação inexata, produto da indolência, quando existirem dados precisos e disponíveis sobre a matéria. Quando a informação existe - e está disponível - não há desculpa para não obtê-la.

5) Adote procedimentos de controle

É preciso analisar estas informações em aspectos como, múltipla checagem; avaliação da sua coerência com outras informações confirmadas e relativas ao mesmo assunto; conversa com analistas e comentaristas políticos; consistência com resultados de outras pesquisas, (realizadas pela campanha ou por rádios, jornais, TV , instituições); e, sobretudo, a interpretação do seu significado e da sua lógica, em função do conhecimento que se possui sobre o assunto. Estes são alguns dos procedimentos que podem reduzir significativamente a margem de incerteza.
O candidato tem que saber combinar confiabilidade e tempo. De nada adianta buscar uma confiabilidade que demore tanto tempo para ser obtida que faça com que se perca o momento de usá-la.
Há decisões que, por sua importância e premência de tempo, precisam ser tomadas com poucas informações confiáveis ou com informações contraditórias. O candidato, nestes casos, não deve hesitar. É melhor decidir com base em informações razoavelmente seguras, ou até precárias, para não perder o momento e as oportunidades. Ele terá que tomar essas decisões necessárias e impostergáveis, fazendo uso do seu melhor julgamento, e correndo os inevi



Resumos Relacionados


- FichÁrio Com InformaÇÕes De Seus Inimigos Potenciais Na Busca Do Voto

- Www.metnic.com

- Google Lança Sistema Que Rastreia Gripe Suína

- Pontos Fortes E Fracos Dos AdversÁrios

- Grande Maioria Dos Candidatos NÃo Se ElegerÁ



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia