PCN Língua Estrangeira
(PCN)
PCN – LÍNGUA ESTRANGEIRA “PAPEL DA ÁREA DE LÍNGUA ESTRANGEIRA NO ENSINO FUNDAMENTAL DIANTE DA CONSTRUÇÃO DA CIDADANIA” O PCN afirma que a Língua Estrangeira tem por obrigatoriedade a inclusão da mesma no currículo escolar do Ensino Fundamental., na qual, ela tem contribuição total à construção do conhecimento e por conseqüente a construção da cidadania. Construir o conhecimento exige diferentes vertentes, tais como, percepção da natureza da linguagem e compreensão de seu funcionamento. Quando se estuda a Língua Estrangeira, há análise e contato com culturas, valores e costumes diferentes, assim, ajudando os nativos a notarem seus próprios costumes, valores e culturas, desenvolvendo, então, capacidade de entendimento de dizeres em diversas situações em cada localidade. Tudo isso faz com que haja percepção da relação que as demais disciplinas têm para com a Língua Estrangeira. “Ao entender o outro, o aluno aprende mais sobre si e sobre um mundo plural” (PCN – LÍNGUA ESTRANGEIRA) O Aprendizado no geral é um processo mutável, dinâmico, permanente e sem receita e não é diferente ao se ensinar / aprender Língua Estrangeira. Para atingir os objetivos, é preciso do ensino do conteúdo lingüístico propriamente dito, ou seja, o professor mostra todas as características possíveis da nova língua, para assim, de fato, ser instrumento de interação. A utilização dos gêneros do discurso é fundamental, embora não precise recuar às práticas tradicionais, pois, a maior parte adapta-se praticamente a aspectos sistêmicos, ou seja, à forma. Há a industrialização, a tecnologia, capitalização e grande economia, que geram a necessidade da informação, no entanto, não existe possibilidade de chegar à realização dos verdadeiros objetivos, se não houver análise e reconhecimento do perfil dos alunos. A Língua Estrangeira é a própria língua internacional ressaltada, que proporciona uma visão mais abrangente e crítica, desse mundo globalizado em que todos vivem. O PCN de Língua Estrangeira faz haver uma ampliação da participação efetiva, crítica e coerente de cada aluno em seu meios social, portanto, a aprendizagem não consiste simplesmente em adquirir novas técnicas e habilidades lingüísticas, mas também aumentar a percepção e consciência crítica sobre a linguagem e a sociedade, envolvendo um processo, no qual, se reflete a realidade econômica, política e social, e por fim tudo isso forma a construção da cidadania.
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