BELEZA MASSIFICADA
(Ana Luiza Silveira)
BELEZA MASSIFICADA -
Elas estão por toda a parte: em revistas, jornais, televisão, cinema, desfiles de moda, nos outdoors. São imagens de corpos perfeitos. Nas mulheres, eles são magros e bem definidos; nos homens, fortes e musculosos. Assim como as roupas da moda e as novidades no mundo da tecnologia, essas imagens se tornaram um grande sonho de consumo. Diante do bombardeio feito pela mídia – que de tempos em tempos nos impõe algum tipo de comportamento –, alcançar esse ideal de beleza virou sinônimo de sucesso e felicidade. As mulheres, sem dúvida, são as que mais sofrem.
Para comprovar essa afirmação, basta dar uma olhada à sua volta. As mulheres estão cada vez mais parecidas: cabelos alisados, roupas idênticas e acessórios que parecem ter saído da mesma fábrica. “Acho irônico que um país com uma diversidade de raças tão legal como o nosso esteja repleto de mulheres padronizadas, totalmente escravizadas pela moda. Parecem uns clones. Quem opta pela individualidade, hoje, é visto como esquisito. Parece que não se pode mais ter personalidade”, observa a estudante Cynthia de Oliveira, 20 anos.
Enquanto isso, quem fatura são as indústrias ligadas à estética e à beleza. Só para se ter uma idéia, nos Estados Unidos a população gasta muito mais com beleza do que com serviços sociais e educação. A cada minuto, são vendidos cerca de 1,5 mil batons e 2 mil potes de produtos para a pele.
Por aqui, nota-se o crescente número de publicações que falam exclusivamente de beleza e boa forma. Nas ruas, é cada vez maior o número de academias de ginástica. Nas prateleiras de farmácias, supermercados e lojas de departamento, de tempos em tempos surgem novos produtos que prometem resultados rápidos ou “milagrosos” contra uma série de problemas relacionados aos cabelos, ao rosto, à celulite ou à gordura localizada. E tem mais: nunca as clínicas de estética e os consultórios dos dermatologistas e endocrinologistas faturaram tanto com tratamentos de beleza, perda de peso e combate ao envelhecimento.
A insatisfação em númerosO fenômeno é mundial, mas no Brasil os dados são gritantes. As brasileiras são as que mais idealizam as cirurgias plásticas estéticas. Uma pesquisa feita pela Unilever em 10 países com 3,3 mil mulheres mostra que as brasileiras estão em primeiro lugar entre as que desejam passar por esse procedimento. É o sonho de 63% delas, contra 38% das mexicanas, 30% das sauditas e 25% das americanas. A mesma pesquisa mostra, ainda, que 89% das brasileiras gostariam de mudar algo em seu corpo.
Essa insatisfação com a imagem refletida no espelho acaba atingindo o cotidiano dessas mulheres, a ponto de impedir que elas desempenhem tarefas do dia-a-dia. Ainda de acordo com a pesquisa, sete em cada dez mulheres desistem de fazer alguma coisa quando estão se sentindo horrorosas, como ir à praia, a uma festa, a uma entrevista de emprego e até mesmo ao trabalho. Outros estudos mostram que, mesmo entre pessoas consideradas bonitas, os índices de insatisfação com o próprio corpo chegam a 100%.
Auto-estima, uma aliada O ponto principal de tantos problemas relacionados à busca desenfreada por uma perfeição que não existe é o amor próprio. “As pessoas com baixa auto-estima sentem necessidade de ser aceitas, valorizadas. E são elas as pessoas mais obcecadas com a aparência, buscando no outro a aprovação que elas mesmas não se dão”, explica a psicóloga e psicoterapeuta Olga Inês Tessari, autora do livro Dirija Sua Vida Sem Medo. Segundo ela, tanta propaganda pelo ideal de beleza fez com que surgisse a idéia de que uma pessoa bonita é mais segura de si, por isso faz mais sucesso entre os amigos e os colegas de trabalho. Já a psicóloga Priscila Faria Gaspar aponta que a maturidade emocional é uma das grandes responsáveis pelo aspecto físico. “Todos sabemos, de forma consciente ou não, que não somos perfeitos. O difícil é aceitar essa imperfeição e manter uma boa auto-esti
Resumos Relacionados
- Remedios Para Emagrecer
- Beauty = Woman
- CosmÉticos E Bem-estar
- A Ditadura Da Beleza: Mudança Radical De Valores E Decisões Absurdas
- A Lei Do Mais Belo - A Ciência Da Beleza
|
|