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“Maquiagem de Balanço”: essencial para o crescimento e desenvolvimento empresarial.
(Professor Paulo Sérgio)

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A Contabilidade por ser uma ciência social, deve remeter seus trabalhos à assunção de bons resultados às células sociais, sejam empresas ou pessoas físicas.

É por meio desta intrépida ciência, sob o comando de sagazes e perspicazes profissionais que são arrecadados alguns bilhões de reais. Também, sob a égide destes profissionais de elevado apreço, é que deve ser fomentada a “maquiagem de balanços”, tão necessária - desde as épocas mais remotas, em que tal ciência mantinha os olhos voltados ao seu mais nobre usuário: o empresário, oferecendo-lhe informações que empurravam a entidade rumo ao êxito empresarial - ao governo, bancos, fornecedores, clientes, vorazes usuários das informações contábeis e, por sorte, ainda persiste e deve ser a primeira necessidade a ser suprida, a dos tomadores de decisões dentro da empresa.

No sofrível e burocrático pleito a empréstimos bancários, grande parte das vezes para possibilitar à empresa que possa engendrar capital para sua manutenção ou crescimento e, até mesmo, para emergir da pletora de obrigações não cumpridas, é a maquiagem de balanço que, via de regra, propicia êxito nesse processo.

Os astutos profissionais contábeis, sedentos e ávidos por oferecer úteis informações aos mais diversos usuários da Contabilidade, reconhecem que é através das lentes da maquiagem dos balanços patrimoniais e das mais completas demonstrações contábeis, que se tornarão distintos no rigoroso universo científico da Contabilidade.

Da mesma forma, empiricamente, está a maquiagem de balanço à eficácia contábil, como está a integridade ao sucesso da política. Felizmente, não se pode tratar adequadamente os dados contábeis, que encerram em excelentes informações que desencadeiam em ótimas decisões, sem fomentar aos perspicazes profissionais da Contabilidade, a premência da maquiagem contábil.

O universo contábil feminino tem maior facilidade na compreensão do título inicial deste artigo. É de costume, normalmente, o sexo feminino cuidar-se melhor do que o masculino, além de tratar aos outros com maior zelo, sensibilidade e habilidade. Portanto, devem as mulheres profissionais contábeis, alinhavar um movimento para que se torne obrigatória a maquiagem de balanço e demais demonstrações contábeis.

Para não criar desordem nos hábeis profissionais contábeis, que têm de viver diante de um caos moral, queremos esclarecer que quando falamos do termo “maquiagem de balanço” estamos nos referindo aos balanços montados de forma elegante, sólida, com informações compreensíveis, por meio de aposição de notas explicativas, não por que são obrigatórias ou não por lei, mas pelo bom senso e para a facilitação do entendimento aos seus usuários. Falamos dos balanços com “logotipos” das empresas, com linhas tridimensionais que o circundam para que a imagem do documento seja solícita ao chegar a quem interessa.

Referimos-nos, quando falamos em maquiagem de balanço, à qualidade do serviço contábil, que, feito com presteza, zelo e integridade, registrando de forma correta os dados coletados, é documento capaz de abrir portas ao crédito empresarial, se necessário.

Ainda, a maquiagem de balanço, no segmento contábil, pode e deve ser uma forte fonte de “ marketing ” profissional, haja vista que, quase sempre, qualidade é associada à boa imagem.

Repugnamos o termo pejorativo “maquiagem de balanço”, falado e praticado por infaustos profissionais contábeis, que, muitas vezes, são exigidos por órgãos públicos para consecução de benefícios creditícios, ainda que estes órgãos o chamem, indevidamente, de “balanço gerencial”, termo que enoja a classe contábil e nossa tão correta ciência, enquanto teoria e que tenta, de todas as formas, ter o mesmo crédito prático que tem o teórico.

Por fim, na conjuntura deste artigo, a maquiagem de balanço refere-se ao mesmo princípio feminino, que diz respeito ao cuidado, à beleza da imagem da mulher, neste caso, da id



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