OS PROBLEMAS DA FILOSOFIA – Bertrand Russel – Cap. XV
(Bertrand Russel)
OS PROBLEMAS DA FILOSOFIA – Bertrand Russel – Cap. XV
O VALOR DA FILOSOFIA
Qual é o valor da filosofia e por que ela deve ser estudada. È da maior importância considerar esta questão, em vista do fato de que muitos homens, sob a influência da ciência e dos negócios práticos, propendem a duvidar se a filosofia é algo melhor que inocente mas inútil passatempo, com distinções sutis e controvérsias sobre questões em que o conhecimento é impossível.
Esta visão da filosofia parece resultar, em part, de uma concepção errada dos fins da vida humana e em parte de um concepção errada sobre tipo de bens que a filosofia empenha-se em buscar.
Se o estudo de filosofia tem algum valor para outras pessoas alem de para os estudantes de filosofia,m deve ser somente indiretamente, através de seus efeitos sobre as vidas daqueles que o estudam. Portanto, é em seus efeitos, se é que ela tem algum, que se deve procurar o valor da filosofia.
Para determinar o valor da filosofia, devemos em primeiro ligar libertar nossas mentes dos preconceitos dos que são incorretamente chamados homens práticos.
É exclusivamente entre os bens do espírito que o valor da filosofia deve ser procurado; e somente aqueles que não são indiferentes a esses bens podem persuadir-se de que o estudo da filosofia não é perda de tempo.
O conhecimento que a Filosofia tem em vista é o conhecimento que confere unidade sistemática ao corpo das ciências, bem como que resulta de um exame critico dos fundamentos de nossas convicções, de nossos preconceitos, e de nossas crenças, mas a Filosofia não tem tido muito êxito na sua tentativa de fornecer respostas definitivas aos problemas. Isso se explica, em parte, pelo fato de que, mal se torna possível um conhecimento preciso naquilo que diz respeito a determinado assunto, este assunto deixa de ser chamado de filosofia, e torna-se uma ciência especial.
O valor da Filosofia, na realidade, deve ser buscado, em grande medida, na sua própria incerteza. O homem que não tem umas tints de filosofia caminha pela vida afora preso a preconceitos derivados do senso comum, das crenças habituais de sua época e do seus pais, e das convicções que cresceram no seu espírito sem a cooperação ou o consentimento de uma razão deliberada.
A filosofia, apresar de incapaz de nos dizer com certeza qual é a verdadeira resposta para as duvidas que ela própria levanta, é capaz de sugerir numerosas possibilidades que ampliam nossos pensamentos, livrando-nos da tirania do hábito. Desta maneira, embora diminua nosso sentimento de certeza com relação ao que as coisas são, aumenta em muito nosso conhecimento a respeito de que as coisas podem ser,m ela remove o dogmatismo um tanto arrogante daqueles que nunca chegaram a empreender viagens nas regiões da duvida libertadora; e vivifica nosso sentimento de admiração, ao mostrar as coisas familiares num determinado aspecto não familiar.
A vida do homem reduzido ao instinto encerra-se no circulo de seus interesses particulares;a família e os amigos podem ser incluídos, mas o resto do mundo para ele não conta, exceto na medida em que ele pode ajudar ou impedir o que surge dentro do circulo dos desejos instintivos. Em tal vida existe alguma coisa que é febril e limitada, em comparação com a qual a vida filosófica é serena e livre. Situado em meio de um mundo poderoso e vasto que mais cedo ou mais tarde deverá deitar nosso mundo privado em ruínas, o mundo privado dos interesses instintivos é muito pequeno.
Não há paz em tal vida, mas uma luta continua entre a insistência do desejo e a impotência da vontade.
Toda aquisição de conhecimento é um alargamento do Eu, mas este alargamento é melhor alcançado quando não é procurado diretamente.
O egotismo, na especulação filosófica como em tudo o mais, vê o mundo como um meio para seus próprios fins; assim, ele faz do mundo menos caso do que faz do Eu, e o Eu coloca limites para a grandeza de seus bens.
Na contemplação, pelo contrário, parti
Resumos Relacionados
- O Que é Filosofia?
- A Definição Da Filosofia De Acordo Com Especialistas
- É A Filosofia Bom Ou Ruim?
- Notas Sobre O Ensino De Filosofia
- Por Que Filosofia?
|
|