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A Loucura Sob Novo Prisma
(Adolfo Bezerra de Menezes)

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O autor divide o livro em três partes:

1. Trata
do pensamento em seu princípio causal e em suas manifestações;

2. Trata
das relações do nosso espírito com os espíritos livres do espaço; daí a loucura
por obsessão ;











3. Discorre
da loucura como caso patológico, determinando-lhe a causa- apreciando os
sintomas – colhendo os elementos para seu diagnóstico diferencial – e
prescrevendo os meios com que se deve tentar a cura do mal. O autor parte do princípio que o cérebro não é o gerador do pensamento, e que este é
pura função da alma ou espírito , portanto suas perturbações não dependem de
lesões no cérebro, podendo elas concorrer para o caso. Coloca que
existem dois tipos de loucura:
Loucura cientifica – que é conhecida pela ciência ( provocada por uma
lesão cerebral); e a loucura que não é
provocada por nenhuma lesão cerebral- Obsessão. Quando a loucura é conseqüente da afecção do cérebro, que lhe
perturba a transmissão – tem o caráter
material ou orgânico. Quando resulta de algo, que afeta a faculdade pensante,
origem natural do pensamento, tem o caráter imaterial ou fluído, podendo ser,
também resultante da ação fluídica d e espíritos inimigos sobre a alma ou
espírito encarnado no corpo. O
autor elabora uma
demonstração racional da
existência da alma, recorrendo a autoridades da filosofia como :Sócrates ,
Platão, Aristóteles, Leucipo, Epicuro, Descartes,Bacon, Fenelon e outros. Faz também a demonstração experimental da
existência da alma, dividindo em duas
ordens: as que resultam da dedução, e as
que afetam os sentidos. Cita fatos
da tradição popular que demonstram experimentalmente a existência da
alma , através de fatos
autenticados pelos maiores vultos da
Ciência. O autor também discorre sobre o espírito em suas relações, focando o modo por que se serve a
alma do cérebro, para fazer a luz
intelectual. Finalmente aborda o tema da obsessão,
esclarecendo o que é, como ocorre,asseverando que esta é uma
perturbação mental ..Conclui que duas causas podem concorrer para o fato da
perturbação mental: uma externa, ( loucura por obsessão), outra interna(
loucura por lesão do cérebro), explicitando como acontece as mesmas, e destacando
que para a cura da obsessão, a
terapêutica é espiritual.



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