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Como pequena introdução apresento este resumo no sentido de proporcionar uma clarificação cada vez maior do propósito das Expressões Artisticas.
Podemos começar por considerar que todos temos o direito à diferença. Uma sociedade evoluida, é a que aceita as diferenças, consegue respeitá-las e fazer delas a sua riqueza.
Por isso, é necessário proporcionar todo o tipo de experimentações, que por vezes poderão ter o carácter de aventura, numa expressão livre que irá conduzir ao trabalho de libertação mental e portanto ao pensamento divergente, tão necessário ser desenvolvido.
É uma tarefa aliciante, embora dura, a pesquisa de até onde as expressões podem actuar com maior êxito, no entanto posso afirmá-lo que como base de importância na terapia, a Expressão Dramática (que engloba as Expressões Plástica e Musical) actua com uma eficácia inigualável e por isso torna-se necessário considerá-la em três grandes linhas.
1ª. Como instrumento de auto educação, autonomia e capacidade de relação com os outros.
2ª. Como meio de facilitação da aprendizagem escolar.
Aprendizagem de concentração.
Actuação sobre os sentidos.
3ª. Como sensibilização da vida estética e artistica.
Na perspectiva para uma aprendizagem da arte ou da partilha na
vida artistica.
Desenvolvimento da pessoa na vida artistica e sua preparação para um futuro público.
É necessário compreender que o corpo pode e tem de ser um objectivo para se chegar a uma meta, mesmo que passando por muitas abordagens. É a partir do conhecimento do próprio corpo que a personalidade se vai estruturar e a criança poderá crescer com uma maior robustez que a irá conduzir à resistência aos comportamentos de risco.