UM CURSO EM MILAGRES
(Foundation for Inner Peace)
Eis meu primeiro milagre: resumir em 900 palavras um livro de mais de 1.300 páginas. São 720 de texto, 512 de exercícios e 94 de instruções a possíveis professores.
UCEM é um livro diferente de tudo que já li. O texto é composto de 31 capítulos, divididos em itens, cujos parágrafos e períodos são numerados como os versículos da Bíblia. O autor espiritual ensina como o Espírito Santo nos proporcionará a cura das ilusões em que acreditamos para que, com isso, possamos fazer o caminho de volta ao Pai.
Conceitos como: inexistência de tempo, espaço e matéria, e ausência de separação entre os corpos, entre outros, defendidos no texto, são condizentes com os estudos desenvolvidos pela Física Quântica e demonstram a seriedade do livro, que não se pode chamar de uma leitura fácil. A tradução para o português pode parecer difícil, a princípio, devido à utilização da segunda pessoa, o que não é usual na linguagem falada em nosso dia a dia. Mas vale a pena insistir, pois o conteúdo é riquíssimo, destinado àqueles que já estão predispostos ao perdão, à libertação dos preconceitos e ilusões inerentes ao mundo material.
UCEM discorre abundantemente sobre os conceitos de pecado, medo amor, verdade, erro, punição, conhecimento, cura, paz e, obviamente, milagres.
“A separação e a expiação”, “As lições de amor” e “Deus ou o ego” são, entre outros, particularmente instigantes, que deixam sempre a pergunta: “Por que não?” pairando em nossa mente. Expressões como: relacionamentos especiais, instante santo, ponte para o mundo real, visão correta, “dinâmica” do ego, cura do sonho, e tantas outras absolutamente fora do comum, recheiam e temperam esta obra única e completa.
A espinha dorsal em que se baseia o curso compõe-se das seguintes idéias:
- milagres são pensamentos voluntários e naturais, verdadeiras expressões de amor de uns seres para outros. Não existe ordem de dificuldades para os milagres, pois todos os problemas são um só e todas as expressões de amor são máximas. Quando ocorre um milagre, tanto o “doador” como o “receptor” são igualmente beneficiados, pois ambos são UM;
- somos todos o Filho (único) de Deus e existimos em Sua Mente unidos, perfeitos e impecáveis;
- o corpo foi criado por nós para “aprisionar” nossa mente e fingir que somos separados dos outros seres;
- as doenças são conseqüências dessa “separação” e existem nos pseudo-espaços existentes entre os corpos do Filho de Deus. Como o corpo não passa de ilusão, também as doenças são ilusões de nossa mente, que pode, a qualquer tempo, desfazê-las;
- Deus é solitário sem Seus Filhos, e nós somos solitários sem Ele, por isso precisamos desfazer a ilusão da separação e retornarmos, como Único Filho, à morada do Pai;
- a Paz é um atributo interno em nós e não podemos encontrá-la do lado de fora. Ao encontrá-la, livramo-nos do medo, do pecado, da culpa e das doenças, e também livramos o mundo de todas essas chagas;
- somos responsáveis pelo que pensamos e, comumente, pensamos de forma errada, atrelados às ilusões de tempo, espaço e separação. Por isso precisamos mudar nossa maneira de pensar e de ver as coisas;
- o perdão é necessário enquanto acreditamos que alguém pode nos atacar e nos ferir, mas, quando tivermos alcançado a visão correta, veremos exatamente como Deus vê: ”Deus não perdoa porque Ele nunca condenou” (p. 81, exercício 47).
Esta teoria toda é explicada, exaustivamente, de várias maneiras diferentes, em diferentes níveis de profundidade, visando à máxima compreensão e ao embasamento para os exercícios propostos no segundo livro.
Os exercícios são 365: um para cada dia do ano. O mínimo de um ano de treinamento mental é sugerido, para se conseguir a reversão do pensamento, a substituição dos valores materiais pelos espirituais, a consecução do amor incondicional, da visão correta, da substituição do sonho pela realidade, do erro pela verdade, da punição pelo perdão. São frases ou pequenos períodos a serem repetidos freqüentemente ao longo do dia, ou exercícios de meditação, de mergulho ao interior da mente visando ao encontro do pensamento de Deus. “Eu inventei o mundo que vejo”, “Deus é a Mente com a qual eu penso”, “Não há outra vontade senão a de Deus”, “Que eu reconheça o problema para que ele possa ser resolvido” são alguns exemplos dos exercícios propostos no livro.
A última parte do curso é o Manual de Professores, destinado àqueles que se sentirem aptos a repassarem esses ensinamentos, tornando-se os Professores de Deus. Ele explica quem são os professores e quais são as suas características, quem são os alunos e como se realiza a cura, como será o fim do mundo, etc. Há ainda um capítulo de Esclarecimento de Termos, abrangendo, principalmente, os dualismos existentes na obra, tais como: mente/espírito, percepção/conhecimento e outros.
Finalizando, deixo uma das questões centrais do curso, para reflexão: “O que é o mundo senão uma pequena brecha que é percebida com o fim de rasgar a eternidade e fragmentá-la em dias, meses e anos? E o que és tu que vives dentro do mundo, senão um retrato do Filho de Deus partido em pedaços, cada um escondido dentro de uma porção separada e incerta feita de barro?” (Cap. 28, III - 7,4 e 5)
Resumos Relacionados
- Campo De Batalha Da Mente
- Mudei A Minha Vida Voce Pode Mudar A Sua - Apartir De Agora - Acredite
- DoenÇa... Isso Existe ???
- Sutra Sagrada
- Como Abençoar E Ser AbenÇoado???
|
|