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Função da mídia
(Eliete Cássia da Silva)

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A função da mídia A era da comunicação de massa deu seus primeiros passos no inicio do século XIX com impressão de folhetins (jornais), destinados às pessoas comuns, e o surgimento do telégrafo e telefone. No começo do século XX está Era se solidificou, devido ao crescimento da produção e difusão do rádio, televisão, filmes e revistas. Essas mídias tiveram e tem grande impacto na formação da estrutura social, bem como agem ou direcionam o comportamento dos indivíduos. Já que estas fazem parte de um sistema sociocultural imprescindível da sociedade moderna. A mídia e suas mensagens ideológicas podem ser consideradas como sistemas sociais, porque abrangem ou penetram direta ou indiretamente as cinco instituições da sociedade, quais sejam: família, economia, educação, política e religião. No final do século XX, fomos invadidos pela Era virtual da comunicação de massa. O mundo passou a ser uma aldeia, interligado pelas tecnologias dos softwares. Globalização passou a ser palavra de ordem. Esse processo tecnológico, evidentemente influenciou e tornou mais poderosos os veículos da mídia. Estes passaram a abranger um público infinitamente maior, se comparados ao do inicio do século XX. Essa tecnologia possibilitou a mídia, aumentou na qualidade e quantidade de produção, edição e transmissão de suas mensagens. Tal expansão, possibilitou ainda a personalização dos veículos de comunicação, tornando-os cada vez mais direcionados a este ou aquele público. Dessa forma, os meios de comunicação de massa passaram a criar veículos de comunicação que atuam de acordo com os interesses e necessidades de determinados públicos. A função desses veículos é o de circular informação sobre produto e serviços e oferecer entretenimento para facilitar de alguma forma a vida das pessoas. Assim, estamos cercados por uma infinidade de mídias (manuais) que ditam desde a ração do cachorro ao corte de cabelo do dono; do creme dental ao absorvente; do investimento financeiro a religião. Sendo assim, os veículos da comunicação de massa tem nos sistemas socioculturais, um leque de opções para propagar os ideais da classe dominante. A linguagem de fácil acesso abrange a grande massa, e está sobrecarregada de tantas ideologias vãs, continuam a assimilarem mais e mais ideais culturais sem questionar, estamos diante de um ciclo vicioso. Segundo Vestergard E Schroder (1998), todos os meios de comunicação de massa dependem dos leitores para ter êxito: “com a aquisição de uma revista desempenhamos o papel ativo na comunicação de massa, dirigindo para aquele veículo as necessidades individuais criadas em nós pela sociedade”. Sendo assim, o meio pelo qual são fabricadas expectativas ideológicas tem como referenciais objetos-valores. Este pode ser um carro 0 km, uma viagem a Paris ou uma forma física perfeita. O objetivo é tornar mesmo que no campo das idéias e de forma temporária, os anseios do público em realidade. E para alcançar esse efeito de sentido, os veículos da comunicação de massa se revestem de discurso próprio, específico, voltado para a sedução e persuasão. A sociedade comteporânea gira em torno das mercadorias. E a partir delas, os indivíduos comunicam-se e sentem-se incluídos no coletivo. O ato de possuir ou desejar bens tornam os indivíduos ''distintos ou iguais'' aos demais membros de seu grupo sócio-cultural. Assim, de acordo com Baudrillard (1993), qualquer bem, para que seja consumido deve se transformar primeiro em signo. Assim, o consumo consiste em uma relação ativa, estabelecida entre objetos, sujeitos e mundo. E a mídia impressa, especialmente, as revistas femininas, possui o foco voltado para a divulgação de produtos que estimulam os interesses das mulheres, tidas como consumistas natas. Desse modo, as revistas femininas trabalham, com afinco, para tornar as mulheres escravas dos ideários da beleza e



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