LEGISLAÇÃO SOBRE PARTÍCULAS DESATUALIZADA
(Renato Sanchez)
LEGISLAÇÃO SOBRE PARTÍCULAS DESATUALIZADA - Uma questão de saúde pública. É como Moacir Ferreira da Silva, engenheiro e pesquisador da USP, define a emissão de partículas inaláveis por veículos automotores. "Partículas sólidas menores que 10 micrômetros (ou seja, 0,0001 centímetros) são potencialmente perigosas porque penetram e se alojam no sistema respiratório. Atualmente elas representam 65% das emissões veiculares.", afirma o pesquisador. Emissões veiculares - A pesquisa de Moacir consistiu na análise das emissões veiculares por meio de experiências em laboratório. O estudo, realizado no Laboratório de Emissão Veicular da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), foi o primeiro do tipo no Brasil. De acordo com o pesquisador, os resultados obtidos sugerem a necessidade de mudanças na legislação brasileira sobre o assunto. No Brasil, esse tipo de regulação só existe para veículos movidos a óleo diesel. Em outros lugares, como nos Estados Unidos, ela existe para veículos de todas as categorias. Qualidade do ar - "Nós temos apenas 500 mil ônibus rodando. Os automóveis são 6 milhões. É necessário controlar as emissões deles também", diz o pesquisador, que é gerente da Divisão de Programas e Fiscalização de Veículos da Cetesb. Para ele, é necessário impor limites para emissão de partículas finas para definir políticas públicas que melhorem a qualidade do ar respirado nos grandes centros urbanos."Nós utilizamos um dinamômetro de chassi para imitar a circulação de um carro numa situação de tráfego real. Isso significa simular congestionamentos, paradas em semáforos e outras situações comuns para o motorista", conta. Pela preocupação em reproduzir as condições reais de tráfego, o estudo levou em conta também a qualidade do combustível disponível no mercado.
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