Os dez passos
(Lutadora)
Certa feita estava preparando uma palestra sobre motivação dos funcionários em uma empresa que trabalhei, pequena empresa, familiar, uma clínica psiquiátrica. Considerando a delicadeza de lidar com esse público, garimpei muitos materiais, e encontrei uma coleção desenvolvida pelo próprio laboratório White, os quais desejo compartilhar com vocês. “OS DEZ PASSOS 1 Conhecer o público alvo: identifique as principais características dos seus públicos-alvo (dados demográficos, geográficos, comportamentais e/ou psicológicos). Busque as ações mais adequadas a cada público. 2 Aparência pessoal: esteja atento a sua aparência pessoal (cabelos, unhas, barba para os homens, maquiagem para as mulheres e perfumes) e para sua aparência profissional (roupas, acessórios, conservação do ambiente de trabalho e equipamentos). 3 Simpatia e dedicação: atenda de maneira educada, tenha pontualidade nos atendimentos, seja sincero com os pacientes, mostre-se interessado em solucionar os problemas dos clientes e organize seu ambiente de trabalho. 4 Comunicação: tenha empatia com os pacientes, ou seja, coloque-se no lugar deles. Ouça com atenção, evitando interrupções. Utiliza vocabulário de fácil compreensão e tenha certeza de que seu ouvinte entendeu totalmente a mensagem transmitida. 5 Motivação: persevere nos seus objetivos e envolva a equipe nas metas do consultório. Delegue tarefas. Tenha uma imagem positiva frente aos seus subordinados, dando o exemplo. 6 Diferencial competitivo: encontre formas de oferecer um serviço com “algo mais”. Lembre-se que um diferencial é uma vantagem que você terá em relação à concorrência. 7 Promoção: utilize formas residuais de promoção. Prepare um cartão de visitas e folhetos. Elabore artigos para revistas especializadas Proponha a realização de palestras em empresas. 8 Qualificação: atualize-se sempre, participando de congressos e seminários ou fazendo cursos. Tenha o hábito da leitura. Informe seus pacientes sobre a sua qualificação e mantenha a sua recepcionista ciente para passar essa informação adiante. 9 Planejamento: defina seus objetivos e planeje, passo a passo, que ações serão desenvolvidas para alcançá-los. Tenha autodisciplina para manter-se no planejamento determinado. 10 Ética e responsabilidade social: prioriza a ética em seu trabalho e aproxima-se da comunidade local, que geralmente freqüenta o seu consultório.” (Divulgado pelo departamento de marketing do laboratório White). Espero que esses dez passos ajude na motivação de funcionários de todas as empresas, clinicas entre outros que lidem com público. Lutadora 12/02/2008
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