A Imagem Da Cidade
(Kevin Lynch)
A obra A imagem da cidade é o resultado de um estudo piloto que descreve e analisa três cidades americanas diferentes ? Boston, Los Angeles, e Jersey City ? a partir da interpretação que delas fazem um certo número dos habitantes de cada cidade. As ?imagens? registadas foram referenciadas num conjunto de cinco principais elementos considerados estruturantes na representação da cidade: as vias, que asseguram a conexão entre um ponto e outro; os limites, que representam a fronteira entre zonas da cidade que têm uma existência distinta; os pontos marcantes, edifícios, estátuas, parques, que constituem os locais identificáveis e que genericamente informam o sistema de orientação numa cidade; os cruzamentos, pontos de intersecção, de passagem de uma actividade para outra (a estação dos comboios e do metropolitano, o aeroporto) por fim, os bairros essencialmente demarcados pelo reconhecimento de um carácter homogéneo. O modo como estas cinco categorias de elementos entram em relação com a ?imaginabilidade? de uma cidade, com a capacidade de provocar uma sugestão sobre os espectadores e de ficar radicado nas suas memórias, constitui o âmbito essencial deste estudo. Através de fotografias e entrevistas aos cidadãos, Lynch leu e interpretou os fragmentos espaciais escolhidos em cada cidade ? os centros urbanos. Tentou perceber como os habitantes se orientavam, como se sentiam quando contornavam uma rua, quando se aproximavam de um cruzamento, qual a sensação perante um edifício ou um outro elemento urbano. Indagou o que apuravam os seus sentidos quando iam trabalhar ou quando voltavam a casa, que tipo de sentimentos a cidade lhes despontava; enfim, a relação do ser humano e a cidade tal como era percebida pelo primeiro. ?A cidade é uma construção no espaço (?)?[1], mas tão vasta que os nossos sentidos deixam de alcançar o espaço quando este existe mais além. Apreendemos, por isso, a cidade por partes e nesse processo a nossa mente retém as memórias e os significados mais importantes, que mais nos marcam ao longo da vida, de algum modo associando-os ao espaço que suporta fisicamente esses acontecimentos; estabelecem-se assim relações com partes da cidade, as quais se transformam nas mais significantes. [1] Lynch, Kevin (1960), The Image of the city. Lisboa, edições 70, p. 11
Resumos Relacionados
- Http://www.cidadeesmoriz.com
- Bom Dia, Cidade
- Iii – México: A Globalização Cultural Numa Cidade Que Se Desintegra. In: Consumidores E CidadÃos
- O Mundo – Tailândia
- Grand Theft Auto Vice City
|
|