BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


PESQUISA DIAGNOSTICA VAI AJUDAR NA SUA CAMPANHA
(Politica para Politico)

Publicidade
PESQUISA DIAGNOSTICA VAI
AJUDAR NA SUA CAMPANHA

Campanhas ricas são poucas. Ocorrem nas capitais e maiores cidades do estado e são exclusivas dos principais partidos. Há também o caso do candidato que possui recursos pessoais que lhe permitem bancar uma campanha rica. No conjunto do país, porém, são algumas poucas centenas de campanhas que se qualificam como "ricas" ou "confortáveis". É necessário uma excelente preparação - do ponto de vista financeiro - para poder bancar um programa completo ou econômico de pesquisas.
Na quase totalidade das campanhas os candidatos não têm acesso a estes dois tipos de programas de pesquisas.
O QUE FAZER NESTES CASOS? -
1. Tente levantar recursos para fazer a pesquisa-diagnóstico
Há certos casos em que, se for feito um esforço extra para a captação de recursos, é possível fazer-se pelo menos uma pesquisa-diagnóstico. Vale a pena tentar este esforço extra.
2. Lance mão dos recursos locais
Toda a equipe deve estar empenhada na busca da informação confiável . Talvez você consiga um apoiador com formação em pesquisa, um cientista político, um sociólogo, que seja capaz de reunir uma equipe, treiná-la e assim encarregar-se de sua pesquisa. Nestes casos, você talvez tenha que pagar apenas o profissional que vai extrair a amostra, e que seu apoiador cientista político, se não conhecer, terá meios de descobrir. Uma outra situação é aquela em que existe uma Universidade ou Faculdade, com curso de Ciências Sociais, numa cidade perto da sua. É possível que eles tenham uma equipe de pesquisa, ou um professor treinado em pesquisa, que poderá fazer uma pesquisa para você a preço muito mais barato daquele cobrado pelos institutos.
3. Quando nenhuma destas alternativas é viável
Na imensa maioria dos casos de eleições legislativas talvez nenhuma destas duas alternativas se revele viável. Nestas situações, o candidato terá que fazer sua campanha sem realizar pesquisas.
O que fazer então?
Não esqueça nunca que o que se busca com a pesquisa é a informação confiável. Informação confiável, entretanto, não se limita apenas àquelas produzidas por pesquisas.
Refere-se também a toda informação que circula na campanha, que é objeto de discussão nas reuniões, e que é julgada suficientemente importante para validar decisões. Muitas vezes a campanha não dispõe de recursos e/ou tempo para realizar uma pesquisa antes de tomar uma decisão de grande importância para a candidatura.
Isto não significa que se deve abandonar a busca pela informação confiável. Muito ao contrário. Nessas situações o esforço para confirmar as informações necessárias para subsidiar a decisão deve ser ainda maior.
A pesquisa, profissionalmente executada, oferece a informação mais confiável que você poderá obter. Se você não pode ter uma pesquisa, você deve procurar formas de obter a informação mais confiável que estiver a seu alcance. A busca da informação confiável, portanto, deve tornar-se um hábito e uma regra compartilhada por toda equipe - inclusive o candidato - e está ao alcance de qualquer campanha - pobre ou rica.
Como proceder nestas situações?
Adote uma postura de pesquisador, seja rigoroso e cauteloso com relação às informações que chegam até você. Adote critérios para aceitá-las como verdadeiras. Trata-se então, de adotar a postura de um ceticismo operacional. A menos que se trate de informação sobre um fato que, comprovadamente, ocorreu, busque confirmações. Aliás, mesmo tratando-se de fato ocorrido, é preciso conhecer as circunstâncias, antes de reagir a ele.
1) Busque confirmações
O boato é notícia não confirmada. É preciso identificá-los e diferenciá-los das notícias reais para imunizar-se de seus efeitos.
Informações sobre adversários ou sobre eleitores, sejam elas favoráveis ou desfavoráveis, exigem confirmação. Informações confirmadas por pessoas independentes e qualificadas para julgá-las podem produzir a confiabilidade que você busca. Uma outra forma de confirmá-las envolve o uso da



Resumos Relacionados


- FichÁrio Com InformaÇÕes De Seus Inimigos Potenciais Na Busca Do Voto

- Saiba Identificar Boatos

- Quatro Coisas Que VocÊ NÃo Sabe Que O Google Pode Fazer...

- Marketing PolÍtico Para Orientar A EstratÉgia Da Campanha

- Wibi - Ganhe Dinheiro Pesquisando



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia