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Latin Jazz - Parte 9
(John Lester)

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Na década de 1980 o latin jazz já se encontrava consolidado como um dos ramos mais bem sucedidos da world music, muito embora mantivesse seu sabor único e inconfundível, afastando-se, assim, das inúmeras experiências levadas a efeito com as tradições musicais do oriente. De simples e alegre música para bailar, passa a contar com harmonias e arranjos de maior complexidade, fornecendo texturas mais adequadas ao improviso do jazz moderno pós bebop. A década começa com a apresentação do The Latin Jazz Percussion Ensemble no Montreux Jazz Festival, reunindo figuras como Patato Valdés, Tito Puente, Jorge Dalto e Alfredo de la Fé. De outro lado, o pianista argentino Jorge Dalto despede-se de George Benson para formar sua própria banda. Em 1982 Justo Almario e Alex Acuña formam a banda Tolú, em Los Angeles. Em 1983 a pianista Michele Rosewoman (1953) apresenta com sua banda o show “New-Yor-Uba”, em New York. Enquanto isso, Tito Puente ganha seu segundo Grammy com o álbum On Broadway. No período que vai de 1984 a 1987 observamos uma longa série gravações importantes no contexto do latin jazz, entre as quais podemos destacar: Giant Step, de Chalie Palmieri; Masterpiece, de Patato Valdés; Something Grand, de Hilton Ruiz; Papa Gato, de Poncho Sánchez e Mi gran pasión, de Gonzalo Rubalcaba. Vale destacar também o álbum Soplando, do guitarrista Juan Luis Guerra, onde deliciosos merengues são tratados pela ótica do jazz com o auxílio do grande saxofonista dominicano Tavito Vásquez. Em 1985, durante três semanas em New York, acontece o primeiro Blue Note Latin Jazz Festival e Tito Puente ganha seu terceiro Grammy com o álbum Mambo Diablo, com a colaboração de George Shearing. No ano seguinte acontece em Porto Rico o primeiro San Juan Jazz Fest, mais tarde denominado Heineken Jazz Fest. Ainda em 1986, em San Francisco, John Santos forma o Grupo Machete. Em 1988 Brett Gollin funda o grupo Bongo Logic, em Los Angeles e Jerry González, conforme já dissemos, grava o álbum Rumba para Monk. É também em 1988 que a saxofonista canadense Jane Bunnett inicia sua aventura pela música cubana, com a colaboração de Guillermo Barreto, em Havana. Nesse mesmo ano Dizzy Gillespie forma sua The United Nation Orchestra, integrada por músicos como Paquito D’Rivera, David Sánchez, Charlie Sepúlveda, o brasileiro Claudio Roditi, Arturo Sandoval, Danilo Pérez, Steve Turre, Ignacio Berroa, Mario Rivera e Giovanni Hidalgo. Em 1989 o panamenho Mauricio Smith é escolhido como diretor musical do filme Crossover Dreams, estrelando o cantor também panamenho Rubén Blades. No mesmo ano, Eliane Elias grava seu segundo álbum para a Blue Note, Eliana Elias plays Tom Jobim, aconpanhada por Eddie Gómez (b), Jack DeJohnette (d) e Naná Vasconcelos (perc). Durante toda a década de 1990 vamos ter uma infinidade de novas perspectivas do latin jazz, sendo quase impossível enumerá-las todas, mas não sendo possível esquecer o trabalho de músicos como Steve Berrios, Rebeca Mauleón, Víctor Mendoza, Paquito D’Rivera, Arturo Sandoval, Dave Valentín, Papo Vázquez, Michel Camilo, Orlando “Maraca” Valle, Ralph Irizarry e Chucho Valdés.



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