Cleptomania
(Mara Antunes)
Embora haja ainda poucos estudos sobre a cleptomania, actualmente considerada uma doença crónica, sabe-se que se trata de um distúrbio psiquiátrico que afecta maioritariamente as mulheres e que está frequentemente associado a outros distúrbios tais como a anorexia nervosa, a bulimia nervosa, ansiedade, fobias e depressão.
Habitualmente este distúrbio tem início no final da adolescência e mantêm-se ao longo de vários anos. O cleptómano não consegue resistir ao impulso de furtar objectos de que normalmente não precisa, são de baixo valor real e os quais poderia perfeitamente pagar. Pensa-se que as pessoas afectadas encontram no furto uma forma de compensar a profunda falta de afecto, carinho e atenção.
No entanto, após o furto o indivíduo sente vergonha pelo que fez e, muitas vezes, tenta devolver o objecto furtado. Quando isso não é possível oferece-o a alguém ou deita-o fora. Mas há também aqueles que decidem coleccionar os objectos furtados.
As mulheres procuram ajuda com mais frequência do que os homens, mas ainda não há um tratamento totalmente eficaz para estes casos. Recorre-se sobretudo à medicação com ansiolíticos e a uma terapia cognitivo-comportamental para que a pessoa afectada saiba como lidar com a situação.
Resumos Relacionados
- Distúrbios Alimentares
- Psiquiatria - Cleptomania
- Bulimia Nervosa
- Novos Distúrbios Alimentares
- Mulheres VÍtimas Da Anorexia
|
|