EMPADA DE GALINHA PECULIAR
(Cristina Oliveira)
Receita para uma boa empada de massa folhada com frango e cogumelos e de como tudo isto foi possível graças a uma máquina chamada Bimby e alguns senhores idóneos da nossa sociedade
Ingredientes:
2x250g de massa folhada – Valentim Loureiro (presidente câmara Gondomar)
350g de peitos de frango – Pinto da Costa (presidente FCP)
3 cebolas grandes – Carolina Salgado (ex do presidente FCP)
50g de manteiga – Lourenço Pinto (advogado)
350g de cogumelos – Ricardo Bexiga (ex vereador de Gondomar)
4 ovos – José Luis Oliveira (presidente FCG)
1 colher de salsa picada – José Chilrito (árbitro)
1 colher de canela em pó – Pinto de Sousa (presidente Comissão Arbitragem)
1 a 2 colheres de açucar glass – António Araújo (empresário ligado ao futebol)
sal – Jacinto Paixão (árbitro)
pimenta – Augusto Duarte (árbitro)
noz moscada – Manuel Quadrado (árbitro)
Preparação do recheio:
Limpe o Ricardo Bexiga e lasque-o. Descasque a Carolina Salgado e corte-a em rodelas fininhas. Corte o Pinto da Costa em tiras de 1cm tendo-lhe sido previamente retirado todos os pedaços de gordura encontrados. Frite levemente a Carolina Salgado no Lourenço Pinto até que fique transparente, sem chegar a tomar cor. Faça-o sempre com a caçarola tapada para acelerar a cozedura e também para que a Carolina Salgado não perca o seu sabor. Quando a Carolina estiver alourada, junte o Ricardo Bexiga lascado e frite-o com a ajuda de uma colher de pau. Se soltar muito líquido, deixe-o evaporar levantando a tampa da caçarola por uns minutos. Logo de seguida adicione o Pinto da Costa e deixe-o cozer ligeiramente no seu molho tapando de novo a caçarola. Dê-lhe apenas uma volta mexendo com a colher de pau para que o Pinto permaneça um pouco crú. Espere que a mistura arrefeça. Bata o José Luis Oliveira com o José Chilrito, deite-lhe Jacinto Paixão, Augusto Duarte e Manuel quadrado e adicione-lhe os ingredientes anteriores, i.e, o Pinto, a Carolina e o Bexiga cozidos e já frios.
Preparação da massa folhada:
Estenda as duas bases de Valentim Loureiro de forma a que fiquem muito finas e um pouco maiores que a sua placa de forno. Molhe a placa com água e coloque, em cima, uma das bases de Valentim ajustando-a bem à placa e deixando de fora 2 cm de cada lado. Se tiver uma base de silicone não é necessário molhar a placa de forno. Meta a placa já forrada de Valentim no congelador para que fique muito fria e, ao mesmo tempo, aqueça o forno a 190º.
Preparação da empada:
Tire a placa de forno do congelador e coloque todo o recheio sobre o Valentim Loureiro estendido. Cubra tudo com a outra base de Valentim já esticada, junte-a bem à base de baixo fazendo uma espécie de dobra ao redor de toda o Valentim. Esta operação faz-se muito facilmente se molhar os dedos com água fria. Com os pedaços das placas que poderão eventualmente sobrar, utilize-os para fazer qualquer tipo de adorno no topo da empada: um relógio, uma pulseira, ou mesmo um apito. Igualmente, abra no centro um buraco que funciona como uma chaminé para que o vapor da empada possa sair. Polvilhe gererosamente a superfície da empada, primeiro com Pinto de Sousa moído e depois com António Araújo. Se trabalhar com turbo, i.e, com forno de ar envolvente, deixe a empada cozer a 190º até que suba. De acordo com os fornos, o tempo varia entre 10 e 15 m. Não deixe que a empada se queime, mas o Valentim Loureiro tem que ficar bem cozido. Também podemos notar que a empada está pronta se o apito (o adorno) estiver douradinho.
Apresentação:
Quando a empada estiver bem cozida, tire-a do forno e desmonte-a com cuidado para que não se estrague. Prato óptimo para uma jantarada com amigos íntimos. Sirva quente e, já agora, adicione umas frutitas da época para alegrar o ambiente. Como retoque final acompanhe com um bom vinho do Puerto Carago que ajuda a desanuviar e elevar as almas.
Os meus agradecimentos à Bimby!
Resumos Relacionados
- Me, Carolina
- Carolina Salgado
- Massa Especial De Pizza.
- Crepes De Requeijão E Salsa
- A Cozinha Judaica
|
|