BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos
(Pedro Serrano)

Publicidade
Redacção e Apresentação de Trabalhos Científicos


Prefácio:

Descoberta e Comunicação

Tal como em outros domínios científicos e técnicos, o exercício da Medicina fundamenta-se no conjunto de conhecimentos que resultam da acumulação de observações, experiências e reflexões, levadas a cabo pelos profissionais que realizam investigação nesta área.
Para que esses conhecimentos possam vir a ser integrados na prática médica e tidos em conta na concepção e execução de futuras investigações, é imprescindível que seja ampla e eficazmente divulgados junto dos interessados, isto é: a comunidade médico-científica. Esta divulgação cumpre a finalidade de servir de suporte à propagação de novos conhecimentos e, ainda mais importante, abre caminha a uma análise crítica desses conhecimentos, avaliação que, feitas por colegas do investigador, permite ajuizar sobre a utilidade, segurança e qualidade científica dos mesmos.
Temos então dois momentos distintos no progresso do conhecimento: aquele em que, recorrendo a investigação, se procuram soluções para novos (ou velhos) e um outro, posterior, em que é preciso transmitir os conhecimentos descobertos. E se a importância da descoberta de novos conhecimentos não merece dúvida, o que dizer do valor da etapa em que se comunica aos outros essas descobertas?
“O modo como se comunica é secundário, o mais importante é arranjar soluções para os problemas, pois sem novas soluções não há progresso em nenhuma área do conhecimento”, dirão os mais repentistas. Parece óbvio mas pode ser contrariado: “E se as novas soluções, porque a divulgação foi restrita, ou o meio de comunicação deficiente, não chegam a quem as pode aplicar na prática? Que avanço poderá haver?


Pedro Serrano



Resumos Relacionados


- A Comunicação Da Ciência Na Universidade

- Repensando A Biblioteconomia

- Desenhos De Estudo Com Um único Grupo

- Natureza Académica Do Serviço Social

- Pré-sal Petrobras Ii



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia