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Tren Bala no Brasil
(Fernando Fernandes)

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O novo modelo de trem-bala da Japan Railways é apenas um pouco mais rápido que os anteriores, mas é muito mais confortável, e seguramente capaz de manterem sua imbatível liderança de alta velocidade em todo o mundo, o shinkansen transporta cada ano 140 milhões de passageiros, além da alta velocidade, o shinkansen é famoso por sua pontualidade, com atrasos no máximo de 1 minuto, sem nunca ter sofrido um acidente fatal, o shinkansen simboliza o avanço tecnológico do Japão há mais de quatro décadas, quando a alta velocidade era um conceito quase utópico na Europa ou Estados Unidos, minimizando a importância do recorde de 574km/h alcançado recentemente pelo TGV francês, afirmando que a velocidade não é o objetivo do shinkansen: isso fica para o futuro do grande projeto da JR, o trem de levitação magnética Maglev. Esse novo veículo circulará a partir de 2025 entre Nagoya (Aichi) e Tokyo a 500km/h e em poucos anos tornará desnecessária a conexão em avião entre Osaka e a capital japonesa, pois conectará ambas as cidades em uma hora.Comodidade e, claro, rapidez são os atrativos para quem viaja nos shinkansen , os trens-bala japoneses que operam no país desde 1964. Eles são objeto de orgulho para os cidadãos do Japão, país que foi o pioneiro no desenvolvimento do transporte ferroviário de alta velocidade, e objeto de adoração por aficcionados de todo o mundo. Mais de seis bilhões de passageiros já foram transportados durante estes 43 anos de atividades dos shinkansen no Japão e, coincidindo com o anúncio de que o Brasil pretende construir sua primeira linha de trens de alta velocidade entre o Rio e São Paulo, as Japan Railways (JR) Central e Oeste vem divulgando a estréia de um novo modelo a circular no serviço Nozomi (super-expresso que para somente nas maiores estações) da linha Tokaido-Sanyo (de Tóquio até Hakata, na ilha de Kyuushuu, sul do Japão) a partir do dia 1º de julho. Fabricada por uma parceria entre as desenvolvedoras Hitachi, Kawasaki HI e Nippon Saryo, a nova série N700 começou a ser fabricada em 2005 e passou por uma exaustiva bateria de testes antes de sua entrada em circulação. Projetado para uma velocidade máxima de 300 km/h, o novo modelo é um pouco mais veloz que seu antecessor da série 700. A ponta, que lembra o bico de um pato, ficou um pouco mais alongada e um novo sistema de suspensão a ar vai permitir que o trem faça curvas suaves mantendo a velocidade média de 270 km/h. O modelo 700 trafegava nas mesmas situações a 270 km/h. Além disso, o espaço entre os carros recebeu uma cobertura especial para minimizar o atrito com o ar e ruídos. Embora o N700 não tenha superado a marca da série 500 — 320 km/h de velocidade máxima e 300 km/h de pico em operação comercial — as mudanças encurtarão as viagens em cerca de 10 minutos. Isso com uma economia de energia entre 10 a 19% com relação ao modelo anterior.



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