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A BUROCRACIA INSTITUCIONAL UM ENTRAVE AO CRESCIMENTO DAS EXPORTAÇÕES BRASILEIRAS
(Adriana Guedes)

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RESUMO

As exportações brasileiras têm dominado os debates econômicos em nosso País, seja em razão da vulnerabilidade das contas externas brasileiras, seja em razão da crescente conscientização, por parte dos empresários nacionais, da importância do mercado externo para o futuro de seus negócios. Não obstante as exportações brasileiras tenham registrado, na década passada, um razoável incremento em valores absolutos, a nossa participação relativa no mercado internacional tem revelado, desde meados da década de 1980, uma persistente tendência de queda. Embora nos anos recentes o governo tenha adotado algumas medidas para reduzir os entraves institucionais à exportação, a empresa brasileira ainda compete em situação de desvantagem em relação aos nossos concorrentes internacionais.

Palavras Chaves: Exportação, Burocracia, Mercado Internacional

INTRODUÇÂO

Investir em novos mercados é também uma característica de evolução da empresa, permitindo o aumento de sua capacidade de produção, sua organização logística e investimentos em qualidade e recursos humanos especializados.
Minervini (1997)[1] destaca as principais necessidades que levam as empresas para o mercado internacional. A necessidade de operar em um mercado de volumes, as dificuldades de vendas no mercado interno, o melhor aproveitamento das estações, a possibilidade de preços mais rentáveis, o prolongamento do ciclo de vida do produto, a busca de equilíbrio com outros concorrentes no mercado interno são alguns dos itens que a empresa analisa para determinar uma nova estratégia de desenvolvimento. Para ingressar neste mercado é importante estar atento e ter as ações planejadas, evitando “surpresas”.
O processo de globalização traduzido em termos de conquista de mercados se constitui como uma grande oportunidade para as empresas ampliarem seus negócios. As empresas de grande porte sabem bem como serem globais e como ser competitivas.




[1] MINERVINI, N. Exportar: competitividade e internacionalização.Makron Books, São Paulo, 1997, 418 p.
Possuo completo tratar por email citando o site [email protected]



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