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CUSTOS DE TRANSAÇÃO E T.I. NO AMBIENTE PORTUÁRIO - Parte 2.
(MAÇADA; A. C. G & BECKER; J. L.)

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OBJETIVO DA PESQUISA
Esta pesquisa terá como objetivo principal possibilitar a elaboração um sistema de acompanhamento do desempenho operacional das entidades que funcionam nos portos organizados, e ou nos terminais privativos. O desenvolvimento dos trabalhos se dará através de:


Identificação de fatores que afetam e justificam os investimentos em TI em uma empresa portuária (Maçada e Becker, 1999);


Realização de análises do ambiente portuário sob a ótica da evolução dos custos de transação e seus reflexos nos direitos de propriedade, já que neste subsetor há a previsão de reversão legal dos investimentos efetivados em patrimônio pelo setor privado, em favor do Estado,


Acompanhamento dos vários fatores e características predominantes nas atividades operacionais portuárias, os quais definem o nível de produtividade e competitividade da empresa, contemplando os investimentos em infraestrutura, o posicionamento geográfico e econômico da empresa no ambiente portuário;

Elaboração de indicadores, aproveitando os estudos e pesquisas realizadas, e que contemplem vários princípios de gestão e operação, tais como: economicidade, eficiência e qualidade (atendimento e confiabilidade).

O sistema proposto terá por finalidade gerar informações que sirvam de ferramentas para:


A gestão operacional nos terminais de cada porto participante, detectando possíveis deficiências e disfunções e possibilitando ações gerenciais de diagnóstico e correção, e tomada de decisão;

O planejamento do desenvolvimento portuário, através da disponibilização de dados de capacidades e níveis de utilização de instalações e equipamentos, detectando tendências e necessidades, com vistas ao dimensionamento adequado da expansão, melhoramento e investimentos no Subsetor Portuário;

O monitoramento dos resultados decorrentes de medidas, ações e políticas estratégicas adotadas pelo Governo Federal para o Subsetor Portuário;

O conhecimento e o controle público do desempenho e dos preços dos serviços portuários oferecidos aos usuários, permitindo a avaliação mais completa de sua qualidade e dos reflexos nos custos totais de transporte;


A regulação da atividade econômica de utilização de instalações e exploração portuária desenvolvida pelas autoridades portuárias e pelos diversos agentes operacionais – arrendatários de instalações, operadores portuários e outros prestadores de serviços;

A obtenção de padrões e parâmetros comparativos (benchmark) de desempenho e preços entre as diversas instalações e terminais.

Quanto à aplicação do Sistema Permanente de Gestão de Desempenho Operacional no ambiente portuário, pretende-se possibilitar a obtenção de informações sobre a eficiência, eficácia, efetividade, economicidade e qualidade dos serviços prestados, desde a entrada até a saída dos navios, passando pelas operações de carregamento e descarregamento, a entrega das mercadorias aos consignatários ou o recebimento dos embarcadores.
Os beneficiados diretos com a utilização do Sistema Permanente de Gestão de Desempenho Operacional são: os clientes, ou usuários; os transportadores marítimos e terrestres; os exportadores e importadores de mercadorias; os operadores portuários, as Administrações Portuárias, as Autoridades Portuárias e os investidores nos segmentos portuário e de navegação, dentre outros.
METODOLOGIA
A primeira parte do trabalho dedica-se à revisão teórica, onde serão expostos os principais conceitos, fundamentos e características das operações portuárias, levando-se em conta a Lei de Modernização dos Portos (Lei 8630/93 e suas atualizações). Far-se-á uma exposição sobre: a importância dos investimentos em tecnologia da informação, principalmente nas entidades que atuam no subsetor portuário; a relevância em se acompanhar e controlar os custos de transação; as metodologias de produção de indicadores de desempenho operacional; a relação entre gestão do desempenho e o nível de produtivid



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