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CUSTOS DE TRANSAÇÃO E T.I. NO AMBIENTE PORTUÁRIO - Parte 3.
(MAÇADA; A. C. G & BECKER; J. L.)

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O AMBIENTE PORTUÁRIO BRASILEIRO A Lei de Modernização dos Portos, Lei 8630/93, trouxe alterações institucionais expressivas para todo o Sistema Portuário Brasileiro. Segundo Gonçalves (2003), da mudança na estrutura de governança das administradoras dos portos à inclusão de novos agentes atuantes nos portos organizados, as adaptações necessárias foram lentas e polêmicas. PRODUTIVIDADE E COMPETITIVIDADE A produtividade é aplicada para se compreender problemas organizacionais. Profissionais de várias áreas se utilizam de diferentes formas de medir a produtividade, entretanto o estudo dos indicadores, que permite avaliações ao longo do tempo, vem imperando nos ambientes empresariais. A produtividade é um fator de competitividade das empresas, por isso se faz importante o seu monitoramento através de indicadores que oferecem as possibilidades de se mensurar o desempenho da organização. Segundo Calmon (2001), o setor portuário vem apresentando um avanço tecnológico considerável, principalmente nos portos do Sudeste Asiático, e como essa superioridade diminui a competitividade dos outros portos mundiais. Tecnologia da Informação e a Produtividade A Tecnologia da informação, segundo a revista Portos e Navios (setembro de 2006), tornou-se ferramenta fundamental para gestão das operações portuárias. O Brasil está atrasado, mas evoluiu nos últimos anos . Projetos portuários mais recentes já prevêem modernos sistemas de tecnologia da informação, os quais são sistemas que geram dados, que geram: informações, análises de performance, indicadores de desempenho, relatórios gerenciais, projeções, e auxiliam os gestores não só na simulação de cenários futuros mas também na elaboração de um Planejamento Estratégico coerente com o mercado. Cada elo desta cadeia tornou-se uma ferramenta indispensável na tomada de decisões em todos os setores da economia mundial. INDICADORES X DESEMPENHO OPERACIONAL X TOMADA DE DECISÃO O aumento continuado da produtividade acaba por gerar uma série de benefícios que atingem a empresa, os trabalhadores e a sociedade como um todo. Por isso o estudo dos indicadores, o monitoramento da produtividade e a gestão do desempenho operacional são fundamentais para o posicionamento estratégico da empresa diante do ambiente de competitividade. O conhecimento dos indicadores e o mensuramento da produtividade, através das avaliações e acompanhamento do desempenho, tanto servem para detectar problemas como para se verificar acertos na tomada de decisões no dia-a-dia da empresa. Medir a produtividade expõe o quanto as pessoas e as organizações correspondem às expectativas. Por isso, ao abordar o conceito de produtividade, deve-se analisar não somente a quantidade, mas a qualidade dos fatores materiais, financeiros e humanos utilizados no processo produtivo, conforme ensina Becker (2002). A Gestão do Desempenho Operacional têm sido uma das mais importantes inovações para a tomada de decisões da Era atual. Antes era possível considerar a tomada de decisão um processo essencialmente racional. Modelos mostravam como se poderia tomar uma decisão acertada, caso seguisse uma série de etapas lógicas. Atualmente, grande parte das decisões é desconhecida e, devido ao ambiente de concorrência que se instalou no mundo globalizado, o profissional deve pensar muito mais antes de agir e as chances de se tomar uma decisão e executar ações erradas são bem maiores (Morris, 2001). O enfoque da tomada de decisão na organização tem assim criado uma nova forma de pensar sobre como as organizações realmente operam e este enfoque tem contribuído muito para a compreensão do Planejamento Estratégico da Organização. Sistema de Gestão do Desempenho Operacional O Sistema de Gestão do Desempenho é uma ferramenta de acompanhamento permanente de preços, tarifas e custos operacionais dos serviços prestados por um ente público ou privado, que contempla fatores importantes, tais como: investimentos em inf



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