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DÊ VISIBILIDADE A SUA CAMPANHA
(Politica para políticos)

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NÃO HÁ CAMPANHA ELEITORAL SEM VISIBILIDADE. Nem todo o político tem a mesma necessidade de providenciar visibilidade para si mesmo. Titulares de cargos únicos - Presidente da República, Governador de Estado, Prefeitos, Presidentes de Casas Legislativas, ou Ministros das principais pastas - têm sua visibilidade assegurada pelo interesse da mídia, em razão da importância de suas funções. Eles são pautas obrigatória e notícias freqüentes. A maioria dos políticos terá de produzir fatos que os tornem notícia. Terão que se prover a si mesmos desta indispensável visibilidade. A maioria dos políticos, entretanto - Senadores, deputados federais e estaduais, vereadores, secretários de estado e municipais, e ministros de pastas de menor importância - terá de produzir fatos que os tornem notícia. Terão que se prover a si mesmos desta indispensável visibilidade. Não é tarefa fácil para estes últimos. O número de políticos nesta condição é enorme, para ocupar os limitados espaços que a mídia destina para eles. Em anos eleitorais sobretudo este problema torna-se dramático. A legislação impõe uma série de restrições ao acesso dos candidatos aos veículos de comunicação, visando assegurar condições de igualdade entre os candidatos em disputa. Essas regras são garantidas por punições severas que afetarão a campanha do candidato infrator, na sua imagem, nas finanças da campanha, e até na perda de espaços de tempo nos veículos, legalmente distribuídos aos partidos. Por outro lado, a necessidade da visibilidade é absoluta. Há um tipo de visibilidade que está mais ao alcance do político providenciar: a visibilidade direta, face a face, produzida pelas visitas aos eleitores na sua base. Esta, sem nenhuma dúvida, deve fazer parte de um programa planejado com antecedência e realizado ao longo de toda a campanha. O problema com este tipo de visibilidade é que, ainda que importante e necessária, ela tende a se limitar a eleitores que já são seus, e a expressão quantitativa desses contatos é sempre reduzida. Salvo raras exceções, o tempo disponível e as demais atividades de campanha não permitem atingir pessoalmente um número de eleitores suficiente ao quociente eleitoral mínimo para eleger-se. Além dessa, portanto, é necessário também conseguir aquele outro tipo de visibilidade, de grande alcance quantitativo, que apenas a mídia pode oportunizar.



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