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QUANDO O ARGUMENTO DA EXPERIÊNCIA SE VOLTA CONTRA O CANDIDATO
(Jerson)

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QUANDO O ARGUMENTO DA EXPERIÊNCIA SE VOLTA CONTRA O CANDIDATO Na eleição de 1998, para o Senado, em New York, enfrentaram-se o Senador Al D''Amato, pelo Partido Republicano, e o deputado federal do Partido Democrático, Charles Schumer. D''Amato era o favorito, estava no cargo e contava com muito mais recursos que Schumer para a campanha. A disputa entre D''Amato e Schumer, em 1998, foi acirrada. A estratégia de D''Amato estava focada na sua imagem como Senador que lutava incansavelmente pelos interesses do estado de New York e nos resultados de seu trabalho. Ao mesmo tempo, D''Amato começou sua campanha atacando Schumer para ressaltar sua imagem positiva na comparação. O principal ataque de D''Amato era a acusação de que Schumer faltava a muitas votações na Câmara de Deputados. A partir desta acusação, a publicidade de D''Amato procurava abalar a imagem de seu adversário mostrando que quem falta às votações é um tipo de pessoa que não cumpre seus compromissos, que se omite diante de situações arriscadas e não é confiável. A campanha se encaminhava assim, pautada por D''Amato, que tomara a ofensiva e tinha a iniciativa. Abalava a imagem de seu adversário e promovia a sua mostrando as obras e as atividades que, como Senador, havia realizado por New York. Schumer, não podendo competir em tempo de TV com D''Amato, reagiu com spots de 10 segundos, para manter o máximo de presença possível na TV, que veiculavam uma mensagem que concluía sempre com a mesma frase de efeito: "D''Amato: muitas mentiras por muito tempo". A pesquisa que fez sobre D''Amato revelou, entretanto, uma descoberta inesperada. D''Amato havia sido por muitos anos membro de um comitê distrital no qual notabilizou-se por aproximadamente 1.000 casos de ausência às reuniões e votações do comitê. Esta descoberta ocorreu depois que D''Amato já havia explorado por longo tempo a acusação das faltas de Schumer na Câmara. O "timing" não poderia ter sido melhor para Schumer. Se ele tivesse esta informação no início da campanha a teria usado tão logo fosse atacado e o assunto teria sido encerrado. Como não a possuía, D''Amato pode atacá-lo por um longo tempo, dando à acusação uma importância desproporcional como argumento central de campanha.



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