Como era bela a escravidão
(Moacyr Scliar)
“Como era bela a escravidão” é um conto bastante interessante porque trata da relação de gênero e de raça ao mesmo tempo. A história é bem sintetizada pelo narrador e reproduz a relação de um casal com características bem diferentes um do outro. Ele, grande, loiro, ela era miúda, tímida. E o pior de tudo, era morena, escurinha. Diz ainda o narrador que esse contraste chamava a atenção das pessoas.
Mesmo com tantas opiniões opostas, os dois casaram-se, e logo vieram também os problemas. Ela era funcionária da empresa dele e, com o tempo, ele pediu que ela se afastasse do emprego e cuidasse apenas da casa. Assim, ele demitiu a empregada e, sob a legitimidade de um contrato, determinou o que ela deveria fazer e em quais horários. Com o passar do tempo, tiveram um filho, igualmente escuro. Ele, enraivecido, disse a ela que a lei da abolição da escravatura seria extinta na casa, e ela passou a ser sua escrava.
Numa noite, quando ele chega em casa e vê um verdadeiro caos instalado em seu lar, vai até o quarto da empregada,onde ela agora dormia, e grita para que abra a porta. Ela abre, nua, com o corpo pintado, como se ela fosse uma selvagem da África. Passa por ele e se atira pela sacada do apartamento que fica no 13º andar.
Resumos Relacionados
- A Metamorfose
- Dois Irmãos
- Click
- O Agradecimento Da Cegonha
- Antes Que Termine O Dia
|
|