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Gestão Do Conhecimento ? O Grande Desafio Empresarial
(JOSÉ CLÁUDIO CYRINEU TERRA)

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São muitos os sinais de que o conhecimento, em suas várias formas, se tornou determinante para a competitividade tanto das empresas quantos dos países.
Já para os trabalhadores as conseqüências seriam a valorização do inovador, do original e do imaginativo e a desvalorização da repetição, das cópias e da automação.

INDICADORES DA SOCIEDADE DO CONHECIMENTO
A importância da inovação tecnológica para o crescimento econômico e a competitividade empresarial.
Evolução dos setores de informática e telecomunicações.
A importância relativa dos ativos intangíveis.
Competitividade baseada no conhecimento
A emergência da ?Sociedade do Conhecimento? é inquestionável. A Gestão da Inovação e do Conhecimento organizacional caminham, portanto, lado a lado.
Conhecimento tácito
Segundo Michael Polanyi, ?sabemos mais do que nos damos conta?.
GESTÃO DO CONHECIMENTO: RELAÇÃO COM RESULTADOS EMPRESARIAIS NO BRASIL
A Gestão do recurso Conhecimento no ambiente empresarial tem tido diferentes focos na literatura organizacional:
Aprendizado individual e organizacional (cultura organizacional);
Relações entre pessoas, diferentes áreas da empresa, diferentes empresas e o ambiente;
Desenvolvimento de competências individuais e organizacionais;
Mapeamento, codificação e compartilhamento do conhecimento organizacional;
Conectividade entre as pessoas;
Alavancagem dos avanços na informática e em telecomunicações;
Mensuração do capital intelectual da empresa.
É nesse ponto do processo de criação de conhecimento que surgiriam os primeiros protótipos e modelos reais.
Internalização: seria semelhante ao do ?learning by doing? em que os membros da organização passariam a vivenciar o resultado prático do novo ?conhecimento?, ou seja, desenvolveriam um conhecimento operacional.
A Gestão do Conhecimento pode ser entendida a partir de 07 dimensões da prática gerencial:
O papel indispensável da alta administração na definição dos campos de conhecimento, no qual os funcionários da organização devem focalizar seus esforços de aprendizado, além do seu papel indispensável na clarificação da estratégia empresarial e na definição de metas desafiadoras e motivantes;
O desenvolvimento de uma cultura organizacional voltada à inovação, experimentação, aprendizado contínuo e comprometida com os resultados de longo prazo e com a otimização de todas as áreas da empresa deve ser uma das preocupações fundamentais da alta administração.
SETE DIMENSÕES DA GESTÃO DO CONHECIMENTO
DIMENSÃO 1: FATORES ESTRATÉGICOS E O PAPEL DA ALTA ADMINISTRAÇÃO
Definindo o foco: ?competências centrais? e ?áreas de conhecimento?
Na Era do Conhecimento, parece-nos que um dos papéis fundamentais da alta administração é a definição de ?áreas de conhecimento? a serem exploradas pela empresa e o estabelecimento de macro-visões para a condução de projetos inovadores. Os gerentes precisam reconhecer que a disponibilidade de ?tempo livre? para o aprendizado e pensar pode ser das melhores medidas da orientação ao conhecimento da empresa.
O tempo é imprescindível para a geração do conhecimento. É necessário existir um tempo para aprender e pensar sendo um dos indicadores da orientação da empresa na direção do conhecimento. Os resultados dos treinamentos precisam ser analisados de maneira que seja avaliado o desempenho e a contribuição dos funcionários para o sucesso da empresa.
Comparação do paradigma do treinamento com o paradigma do aprendizado
A associação entre tecnologia de informação e gestão do conhecimento está relacionada ao uso de sistemas de informação para o compartilhamento de informações ou conhecimento, como a intranet. Isto não quer dizer que as empresas não devam ter uma gestão pró-ativa do conhecimento. ?Controlar? é um verbo que está associado à Era Industrial, enquanto ?facilitar? está associado à Era do Conhecimento.
A criação de conhecimento organizacional depende, em grande medida, do contato humano, da intuição, do conhecimento tácito, da cooperação, da explicitação de modelos mentais, da diversidade de opiniões e do pensamento sistêmico, e, não só dos sistemas de informação.
Os produtos do conhecimento exigem elevados investimentos e têm retornos apenas há médio e longo prazo.
Esforços recentes de mensuração do capital intelectual
Até o momento, a principal contribuição dos esforços recentes de mensuração e inclusão do capital intelectual das empresas nos balanços contábeis é o fato de com isso se colocar em evidência a importância e a multidimensionalidade do capital intelectual. Não se deve confundir a Mensuração do Capital Intelectual com Gestão do Conhecimento.
A questão do aprendizado com o ambiente está diretamente vinculada a todas as outras dimensões do nosso modelo de Gestão do Conhecimento.
ÚLTIMAS REFLEXÕES
Quem quiser participar da Economia do Conhecimento precisará adquirir novas habilidades, competências e conhecimento de maneira contínua e pró-ativa.



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