História Da Educação
(Paulo Ghiraldelli Jr.)
A educação é uma arma, isto é, pode ser utilizada com princípios de formar cidadãos capazes de analizar cognitivamente as condições impostas pelos governantes, ou simplesmente criar indivíduos com idéias de rebanhos. Estas duas verdentes está classificada em princípio do entusiasmo e no otimismo pedagógico. O princípio do entusiasmo pela educação, é visto plenamente no nosso cotidiano e está centrada nos cursos para redução do analfabetismo e nos cursos de ensino a distância, ficando claro que o objetivo é simplesmente alcançar números estátistico. O otimismo pedagógico, busca centrar as suas idéias na melhoria do ensino escolar em seus vários seguimentos, visando a qualidade. Nesse contexto, a educação tem sua historiografia recheada de conflitos, onde correntes pedagógicas surgem com interesses particulares. A Pedagogia Tradicional, está centrada nos interesses da Igreja. A Pedagogia Nova, centrada nos interesses burgueses e das classes médias, com objetivo de modernizar o Estado. A Pedagogia Libertária estava ligada a movimentos sociais interessadas na melhoria da população. Mas, qualquer tendência Pedagogica que surgisse naquele momento, fazia-se necessário quebrar o paradigma educacional deixada pelo ensino religioso. Sabemos que hoje, a Igreja ainda é uma Instituição com poderes ilimitados. Mas, o principal problema está centrada na política educacional, que busca meios de manter modelos educacionais de outros países, que possuem condições econômicas e culturais totalmente distintos com a nossa realidade, causando dessa forma, uma lacuna entre a educação ofertada para o ensino público e a ofertada para o ensino privado.
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