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Divina Comédia
(Dante Alighieri)

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Ao fazer com que cada terceto antecipe o som que irá ecoar duas vezes
no terceto seguinte, a terza rima dá uma impressão de movimento ao
poema. É como se ele iniciasse um processo que não poderia mais parar.
Através do desenho abaixo pode-se ter uma visão mais clara do efeito
dinâmico da poesia: Os três livros que formam a Divina Comédia são
divididos em 33 cantos cada, com aproximadamente 40 a 50 tercetos, que
terminam com um verso isolado no final. O Inferno possui um canto a
mais que serve de introdução a todo o poema. No total são 100 cantos.
Os lugares descritos por cada livro (o inferno, o purgatório e o
paraíso) são divididos em nove círculos cada, formando no total 27 (3
vezes 3 vezes 3) níveis. Os três livros rimam no último verso, pois
terminam com a mesma palavra: stelle, que significa ''estrelas''. Dante
chamou a sua obra de Comédia. O adjetivo "Divina" foi acrescido pela
primeira vez em uma edição de 1555. A Divina Comédia excerceu grande
influência em poetas, músicos, pintores, cineastas e outros artistas
nos últimos 700 anos. Desenhistas e pintores como Gustave Doré, Sandro
Botticelli, Salvador Dali, Michelangelo e William Blake estão entre os
ilustradores de sua obra. Os compositores Robert Schumann e Gioacchino
Rossini traduziram partes de seu poema em música e o compositor húngaro
Franz Liszt usou a Comédia como tema de um de seus poemas sinfônicos.
Inferno: Quando Dante se encontra no meio da vida, ele se vê perdido em
uma floresta escura, e sua vida havia deixado de seguir o caminho
certo. Ao tentar escapar da selva, ele encontra uma montanha que pode
ser a sua salvação, mas é logo impedido de subir por três feras: um
leopardo, um leão e uma loba. Prestes a desistir e voltar para a selva,
Dante é surpreendido pelo espírito de Virgílio - poeta da antigüidade
que ele admira - disposto a guiá-lo por um caminho alternativo.
Virgílio foi chamado por Beatriz, paixão da infância de Dante, que o
viu em apuros e decidiu ajudá-lo. Ela desceu do céu e foi buscar
Virgílio no Limbo. O caminho proposto por Virgílio consiste em fazer
uma viagem pelo centro da terra. Iniciando nos portais do inferno,
atravessariam o mundo subterrâneo até chegar aos pés do monte do
purgatório. Dali, Virgílio guiaria Dante até as portas do céu. Dante
então decide seguir Virgílio que o guia e protege por toda a longa
jornada através dos nove círculos do inferno, mostrando-lhe onde são
expurgados os diferentes pecados, o sofrimento dos condenados, os rios
infernais, suas cidades, monstros e demônios, até chegar ao centro da
terra, onde vive Lúcifer. Passando por Lúcifer, conseguem escapar do
inferno por um caminho subterrâneo que leva ao outro lado da terra, e
assim voltar a ver o céu e as estrelas. Purgatório: Saindo do inferno,
Dante e Virgílio se vêem diante de uma altíssima montanha: o
Purgatório. A montanha é tão alta que ultrapassa a esfera do ar e
penetra na esfera do fogo chegando a alcançar o céu. Na base da
montanha encontram o ante-purgatório, onde aqueles que se arrependeram
tardiamente dos seus pecados aguardam a oportunidade para entrar no
purgatório propriamente dito. Depois de passar pelos dois níveis do
ante-purgatório, os poetas atravessam um portal e iniciam sua nova
odisséia, desta vez subindo cada vez mais. Passam por sete terraços,
cada um mais alto que o outro, onde são expurgados cada um dos sete
pecados capitais. No último círculo do purgatório, Dante se despede de
Virgílio e segue acompanhado por um anjo que o leva através de um fogo
que separa o purgatório do paraíso terrestre. Finalmente, às margens do
rio Letes, Dante encontra Beatriz e se purifica, banhando-se nas águas
do rio para que possa prosseguir viagem e subir às estrelas. Paraíso: O
Paraíso de Dante é dividido em duas partes: uma material e uma
espiritual (onde não há matéria). A parte material segue o modelo
cosmológico de Ptolomeu e consiste de nove círculos formados pelos sete
planetas (Lua, Mcúrio, Vênus, Sol, Marte, Júpiter e Saturno), o céu
das estrelas fixas e o Primum Mobile - o céu cristalino e último
círculo da matéria. Ainda no paraíso terrestre, Beatriz olha fixamente
para o sol e Dante a acompanha até que ambos começam a elevar-se,
"transumanando". Guiado por Beatriz, Dante passa pelos vários céus do
paraíso e encontra personagens como São Tomás de Aquino e o imperador
Justiniano. Chegando ao céu de estrelas fixas, ele é interrogado pelos
santos sobre suas posições filosóficas e religiosas. Depois do
interrogatório, recebe permissão para prosseguir. No céu cristalino
Dante adquire uma nova capacidade visual, e passa a ter visão para
compreender o mundo espiritual, onde ele encontra nove círculos
angélicos, concêntricos, que giram em volta de Deus. Lá, ao receber a
visão da Rosa Mística, se separa de Beatriz e tem a oportunidade de
sentir o amor divino que emana diretamente de Deus, "o amor que move o
Sol e as outras estrelas".



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