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Grandes Filósofos Do Direito (ética Á Nicômaco)
(Cristiano Linhares)

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.FICHAMENTO DO TEXTO: MORRIS, Clarence. OS GRANDES FILÓSOFOS DO DIREITO, Marins Fontes, São Paulo, 2002.INTRODUÇÃO:O texto chamado ética à Nicômaco é na realidade uma das éticas chamadas éticas aristotélicas sendo que esta é considerada mais madura que a Eudemo, sendo que a primeira desenvolve uma teoria de justiça que não é tratada pela última. RESENHA CRÍTICA:A primeira pergunta é sobre o que é o bom ou o bem. se o livro inicia com o questionamento, há também uma afirmação: todo o indivíduo, assim como toda ação e toda escolha, tem em mira um bem e este bem é aquilo a que todas as coisas tendem. O fim de nossas ações é o Sumo Bem, mas, como o conhecimento de tal fim tem grande importância para nossa vida, devemos determiná-lo para saber de qual ciência o Sumo Bem é objeto.Por isso, pergunta-se se a felicidade é adquirida pela aprendizagem, pelo hábito ou adestramento; se é conferida pela providência divina ou se é produto do acaso. Se é a felicidade a melhor dentre as coisas humanas, seguramente é uma dádiva divina, mesmo que venha como um resultado da virtude, pela aprendizagem ou adestramento, ela está entre as coisas mais divinas. Logo, confiar ao acaso o que há de melhor e mais nobre, seria um arranjo muito imperfeito. A felicidade é uma atividade virtuosa da alma; os demais bens são a condição dela, ou são úteis como instrumentos para sua realização.Quando falamos de justiça e injustiça voltamos ao ponto de partida, refazer a pergunta porem com outras palavras é necessário. O que é justo, o que é injusto? Responder a este quesito não é fácil, Aristóteles ao fazer este questionamento trazia a idéia de que o que pode ser justo para uns pode ser injusto para outros.Porém devemos entender que o justo é o proporcional e o injusto é o que viola a proporção. Assim, o injusto pode ser demais ou de menos, podemos compara isto ao mal, quando se comparando um mal menor com um mal maior o primeiro aos olhos de quem sofreu a última ação foi um bem, tendo em vista que um mal menor é mais desejável que um mal maior.



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