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Contexto Histórico do Realismo (cont)
(Alexandra Marques)

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1.3 - AS QUESTÕES SOCIAIS, POLÍTICAS E ECONÔMICAS: Nessas questões, os estudos de Marx e Engels evidenciam a sociedade de classes (capitalista), formada por uma multidão miserável - o proletariado ou CLASSE DOMINADA - subordinada à burguesia capitalista ou CLASSE DOMINANTE: uma sociedade "piramidal". Tais estudos mostram a urgência de mudança no sistema: inverter a pirâmide, aderir ao SOCIALISMO. A miséria que assola as sociedades capitalistas é no Brasil somada ao problema do negro escravo e da agricultura do café. O Brasil ainda é uma monarquia, mas os MOVIMENTOS ABOLICIONISTAS e REPUBLICANOS são intensos: esse é contexto histórico do período no Brasil. 1.4 - NA ARTE E NA LITERATURA : O REALISMO Não tardou e o Materialismo invadiu as letras e as artes, e as produções artísticas e literárias tornam-se o AVESSO do que tinham sido na primeira metade do século XIX. A obra literária parece um relatório científico, voltando-se totalmente para o REAL: daí o nome de REALISMO. O Realismo surgiu na França, começando pela Arte, mais precisamente na Pintura, com a exposição de dois quadros do pintor Coubert, no ano de 1851: "As Banhistas" e "Um enterro em Ornans". Pouco mais tarde, em 1857, o Realismo contagia a Literatura: a primeira obra literária de estilo realista é "Madame Bovary", de Gustave Flaubert. Em Portugal, o Realismo data de 1865 e é marcado pela "Questão Coimbrã", um movimento em que se confrontam os autores românticos liderados pelo poeta Castilho e os autores que já fazem obras com características realistas, liderados por Antero de Quental. No Brasil, o Realismo data de 1881, com a publicação de "Memórias Póstumas de Brás Cubas", de Machado de Assis... A instalação do Realismo na Arte e na Literatura encontrou resistências por parte das classes sociais que até então eram idealizadas pela Arte e Literatura românticas, beneficiando-se, logicamente, com isso: a) o CLERO, porta-voz do pensamento espiritualista, não aceita o materialismo e o cientificismo presentes na obra realista; b) a BURGUESIA é mostrada com sua verdadeira "face"; a de exploradora da mão de obra humana, a de dona da riqueza que existe na sociedade e, por isso, responsável pelas injustiças sociais e pela miséria que toma conta dos seus explorados. A obra realista veicula uma ideologia socialista... c) os MONARQUISTAS (e o MONARCA) repudiam a obra realista pois elas veiculam as idéias abolicionistas e republicanas (seus autores são positivistas, o que é sinônimo de republicanos). E a República representa o fim da Monarquia.



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