BUSCA

Links Patrocinados



Buscar por Título
   A | B | C | D | E | F | G | H | I | J | K | L | M | N | O | P | Q | R | S | T | U | V | W | X | Y | Z


PERFIL DA REVISTA NOVA /COSMOPOLIT
(ELIETE CÁSSIA DA SILVA)

Publicidade
PERFIL DA REVISTA NOVA /COSMOPOLITAN
Eliete Cássia da Silva
Graduada em Letras: Português/Inglês
UUCC-UEG

No inicio da década de 70, o Grupo Abril em parceria com o Grupo americano Cosmopolitan trouxe para o Brasil a Revista Nova. Nesse período discussões em torno das pílulas contraceptivas, feminismo e tabus da sexualidade estavam passando por rupturas. Havia assim, a necessidade de um veículo dirigido às mulheres com assuntos ligados a sexo e sexualidade. Essa temática, então, passou a assumir, lentamente, espaços dentro da imprensa feminina. A revista Nova chegou propondo-se a trabalhar com esse novo tema, voltada para uma nova mulher (daí “Nova”, e “Cosmopolitan”, fazem referência ao grupo americano que á originou). Seus textosaderem-se aos de um conjunto de revistas que buscavam informar sobre beleza, moda, sexo e comportamento. Entretanto, seu diferencial está na maneira aberta em que trata a sexualidade, e a imagem que constrói da mulher.
A revista Novadirige-se a mulheres mais jovens, solteiras, que trabalham fora de casa. É uma revista constituída de textos, fotos, ilustrações e publicidades voltadas para o universo feminino. Diferentemente de outras revistas, como Cláudia, Nova não aborda assuntos relacionados à família, filhos, etc. Sua temática sempre está ligada a nova realidade da mulher brasileira, que acumula funções e preocupações. Seja no campo profissional, nos estudos, e nos cuidados de si. Por tanto, a pauta da revista se ocupa de matérias que discursam sobre carreira profissional, roteiros para sexo, beleza, saúde, auto-estima. Questões que esta mídia julga ser de total interesse desse novo padrão de mulher.
Essa nova mulher foge aos padrões arcaicos da dona de casa esposa e mãe. O novo padrão prevê uma mulher: “dinâmica, curiosa, economicamente independente, de alto nível cultural e que gosta de vida social intensa”. Essa nova forma de ver a mulher agradou o publico feminino, já que este vem de uma longa jornada em busca de respeito, liberdade de expressão e auto-afirmação na sociedade. No entanto, nem sempre o ideal de valorização da mulher apregoado em suas páginas se confirma; já que, o consumismo surge como remédio para tudo. De qualquer forma, com uma filosofia de que é preciso despertar na leitora a auto-imagem de uma mulher que confia em si própria, que é capaz, de romper preconceitos e ser feliz, a revista Nova completou em 2007, 35 anos.
A revista Nova é estruturada da seguinte maneira: Slogan: NOVA/Cosmopolitan a revista feminina mais vendida no mundo. Capa: exibe reportagens especificas daquele mês; Sempre em Nova: Amor e Sexo: Pra ele ler, Confissões de um conquistador, Clube do livro erótico, Sexo lacrado; Mais: Noticia da redação, Opinião livre, Muito mais Nova, Horóscopo, Nova conta tudo, Passarela de nova, Anotações de viagem, Terapia de 5 minutos, Nova de ouro, Na próxima edição, Endereços e Radical chique.





Escreva seu resumo aqui..



Resumos Relacionados


- Mensageira

- Www.claudia.com.br

- New Scientist

- M De Mulher (www.mdemulher.com.br)

- Editora Abril Revista Nova



Passei.com.br | Biografias

FACEBOOK


PUBLICIDADE




encyclopedia